O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. China
  5. gad
  6. 2017
  7. Chongqing Central Park Life Experience Center / gad

Chongqing Central Park Life Experience Center / gad

  • 13:00 - 17 Dezembro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Chongqing Central Park Life Experience Center / gad
Chongqing Central Park Life Experience Center / gad, © Yi Fan
© Yi Fan

© Yi Fan © Yi Fan © Yi Fan © Yi Fan + 34

  • Arquitetos

    gad
  • Localização

    1 Xingguang Ave, Yubei Qu, Chongqing Shi, China
  • Área

    2956.7 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Interiores

    Ke Xie, Hongxin Zhi, Kai Yang, Xiaojie Liu, Dong Li
  • Paisagismo

    Jialian Design
  • Decoração

    SignYang Design – cordial design only.
  • Display

    Shui Tan, Bin Xu, Yajia Zheng, Wenjuan Zhang
  • Mais informações Menos informações

"Montanhas e Águas, a poética de Chongqing". Este roteiro conceitual escrito de forma abstrata porém sensível, destaca o valor da paisagem montanhosa e das águas de Chongqing para sua população. A partir disso, o projeto deste centro comercial foi concebido priorizando um caráter artístico e singelo com o objetivo de aproximar o estilo de vida urbano à paisagem rural de Chongqing.

© Yi Fan
© Yi Fan

Aberturas, luz e proximidade com a natureza

Estratégias de implantação

Localizado entre a montanha ao sul e o Central Park mais ao norte, procuramos construir uma atmosfera etérea para este projeto, como uma rede de "espaços flutuantes". De forma a ecoar a grandeza do Central Park, o edifício foi implantado na parte mais alta de uma área bastante privilegiada do tereno. A entrada principal está ligeiramente recuada da fachada. Com um grande espelho d'água e múltiplas áreas verdes distribuídas em vários níveis, o projeto se configura como uma grande praça pública aberta para a cidade. A forma elementar do edifício foi definida pelos ângulos das vias que configuram o terreno e encontra-se dois metros acima do solo para marcar sua presença na paisagem, assim como a paisagem também é introduzida sutilmente no interior do edifício.

Coerência, espaços fluidos e abertos

Espaços e fachadas

Seis diferentes edifícios foram implantados ao redor de um pátio interno com um layout dinâmico e envolvente, proporcionando uma experiência interativa para seus visitantes. Sua leve cobertura de 27 metros de comprimento com apenas 35 cm de espessura parece flutuar sobre o edifício, permitindo uma ampla iluminação natural dos espaços interiores. O edifício de forma bastante simples, foi modulado de forma a criar uma ordem para implantá-lo dentro deste enorme terreno, organizando seus espaços e proporcionando uma experiência espacial dinâmica. O espaço tranquilo e singelo do átrio torna-se então o coração do parque.

© Yi Fan
© Yi Fan

Os elementos translúcidos da fachada, com diferentes níveis de opacidade, correspondem as distintas experiências funcionais do programa. Os materiais modernos e sua estrutura arrojada proporcionam uma atmosfera cênica, rica em luz e sombra. Os elementos estruturais e os componentes do edifício enfatizam as características requintadas e delicadas do espaço. Entre o céu e a terra, é possível desfrutar de um espaço flutuante de luz e sombras.

© Yi Fan
© Yi Fan

Intensidade, gentileza e vivacidade

Espaços interiores

O espaço interior foi projetado com um pé-direito altíssimo pois espera-se que durante o processo de design de interiores, esta escala se torne mais confortável para seus usuários. Assim, como "edifícios dentro de um edifício" - este conceito foi utilizado não só pela amplitude do espaço, mas também como uma referência abstrata ao skyline da cidade.

© Yi Fan
© Yi Fan

A paisagem montanhosa do entorno é simulada através dos blocos poligonais que compõe o edifício, principalmente através dos dois blocos da entrada; os canteiros parecem estar invertidos criando espaços vazios entre os blocos; As paredes divisórias se apropriam da luz e de materiais leves para configurar um espaço "virtual". O próprio centro comercial funciona como uma conexão entre os blocos, construindo seu espaço através deste percurso que vai sendo construído, proporcionando diferentes apropriações espaciais de um edifício amplo e flexível.

© Yi Fan
© Yi Fan

Além do espelho d'água, a reflexividade do piso também colabora com a sensação de um espaço fluido, fazendo com que os elementos irregulares revestidos de madeira pareçam montanhas refletidas na superfície d'água. O grande banco escultórico de madeira parece uma ilha flutuante sobre o piso de pedra, por outro lado, a escultura de aço inox sob o espelho d'água parece estar apoiada sobre uma superfície plana como todas as outras.

© Yi Fan
© Yi Fan

O espaço interior configura-se através de dois elementos dinâmicos que definem os limites e as características dos espaços. Elementos de pedra e madeira são responsáveis por definir uma rede de espaços que se articulam entre si. Enquanto isso, criam-se "pontes" de conexão entre cada um destes espaços, aludindo a outro elemento essencial para a cidade de Chongqing. Este conceito de "ponte" não serve apenas para conectar os diferentes espaços, mas também para transformar este grande vazio em pequenos espaços de estar e convívio que proporcionam um ambiente agradável e aconchegante para os visitantes.

O design de todos os espaços é leve, dinâmico e poético.

© Yi Fan
© Yi Fan

Pureza, espaços etéreos e sem fronteiras

Entre Cenários

Este é um projeto público e aberto, mas onde também é possível encontrar áreas mais reservadas como ilhas em um rio de espaços fluidos e dinâmicos. Um projeto de arquitetura na escala da cidade, que procura aproximar o estilo de vida urbano à paisagem do interior. Esperamos que este projeto possa estabelecer-se como um espaço de convívio e trocas entre as pessoas, e que com o passar dos anos possa conectar efetivamente estas duas realidades.

Para mais informações, visite http://www.gad.com.cn

© Yi Fan
© Yi Fan

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
gad
Escritório
Cita: "Chongqing Central Park Life Experience Center / gad" [Chongqing Central Park Life Experience Center / gad] 17 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885371/chongqing-central-park-life-experience-center-gad> ISSN 0719-8906