O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Itália
  5. JMA
  6. 2017
  7. The Runkelsteiner / JMA

The Runkelsteiner / JMA

  • 11:00 - 16 Dezembro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
The Runkelsteiner / JMA
The Runkelsteiner / JMA, Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

Cortesia de JMA Cortesia de JMA Cortesia de JMA Cortesia de JMA + 44

  • Arquitetos

    JMA
  • Localização

    Bolzano, Itália
  • Arquiteto responsável

    Jacopo Mascheroni
  • Gestor do projeto

    Diego Magrì
  • Área

    200.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Runkelsteiner é um edifício residencial da cidade de Bolzano, na Itália, construído em uma propriedade tranquila, rodeada por pinheiros e edifícios históricos. Cada apartamento ocupa toda a área de cada um dos três pavimentos que se elevam sobre o solo, contando ainda com um grande subsolo e uma cobertura acessível. Suas grandes varandas proporcionam vistas deslumbrantes para as montanhas nesta típica paisagem Trentina.

Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

O edifício é leve e transparente, sua estrutura é sutilmente percebida no entorno e seus espaços internos são amplamente iluminados ao longo do dia. Nas fachadas leste, sul e oeste, o volume apresenta uma combinação de varandas com persianas de alumínio emolduradas por finos quadros metálicos brancos, enquanto que a fachada norte é mais serena e fechada. Estes quadros estruturais são responsáveis pela definição dos espaços no interior do layout além de emoldurar as varandas, espaços exteriores independentes que se conectam ao interior através de grandes aberturas de vidro. As persianas de alumínio, acopladas a estes quadros,  proporcionar mais privacidade em relação aos vizinhos próximos. Os parapeitos de vidro permitem esta expressividade formal da fachada, composta por quadros brancos rectangulares sem nenhuma interferência visual tanto no interior quanto no exterior.

Cortesia de JMA
Cortesia de JMA
Planta - Térreo
Planta - Térreo
Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

O edifício apresenta um alto desempenho energético devido às esquadrias de vidro triplo, isolamento massivo na fachada norte, painéis solares e fotovoltaicos instalados na cobertura, bem como um sistema de ventilação natural em cada unidade. Os cálculos de iluminação e análise das sombras foram desenvolvidos ainda durante a fase de projeto, de modo que as unidades finalmente estão protegidas do sol durante os meses mais quentes de verão evitando o ganho de calor excessivo durante esta época do ano.

Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

A fachadas de vidro foram concebidas com um sistema de perfis de aço de alta residência e espessura mínima. O grande painel deslizante de vidro na varanda da fachada sul é motorizada para uma operação mais simples e confortável. Tanto os quadros das aberturas quanto os das portas deslizantes possuem o vidro instalado na sua face externa, fazendo com que praticamente desapareçam quando vistos de fora. Os demais painéis de vidro fixo que compõe a fachada do edifício encontram-se completamente embutidos no chão, no teto e nas paredes verticais, favorecendo a sensação de continuidade espacial entre interior e exterior.

Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

As duas primeiras unidades, no térreo e no primeiro pavimento, foram projetadas com três quartos e dois banheiros, enquanto a unidade do segundo pavimento possui dois quartos e dois banheiros.

Cortesia de JMA
Cortesia de JMA

As áreas internas dos apartamentos possuem piso em assoalho de carvalho e um deck de ipê em seus espaços externos. Todo o trabalho de serralheria, marcenaria e detalhamento das áreas molhadas foram projetadas especificamente caso a caso. Os banheiros foram revestidas com peças retangulares de pedra calcária branca com diferentes tamanhos, assentadas com um padrão dinâmico. As bancadas foram executadas em mármore escuro e gavetas em carvalho natural. Cada unidade conta ainda com uma lareira de aço preto integrada no espaço da sala de estar.

Cortesia de JMA
Cortesia de JMA
Cita: "The Runkelsteiner / JMA" [The Runkelsteiner / JMA] 16 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885327/the-runkelsteiner-jma> ISSN 0719-8906