Apartamento AMC / rar.studio

Apartamento AMC  / rar.studio - Imagem 2 de 62Apartamento AMC  / rar.studio - Sofá, MesaApartamento AMC  / rar.studio - Banheira, Banheiro, PiaApartamento AMC  / rar.studio - Mesa, CadeiraApartamento AMC  / rar.studio - Mais Imagens+ 57

  • Arquitetos: rar.studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Diplofer, Miragem, Rectamovel
  • Arquiteta Responsável: Rita Aguiar Rodrigues
  • Equipe: Rita Aguiar Rodrigues, Francisco Costa, Mariana Simões
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento AMC  / rar.studio - Sofá, Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento situa-se num dos blocos integrantes dos Terraços de Bragança: conjunto de edifícios projectado por Álvaro Siza Vieira, no Chiado, em Lisboa, cuja obra terminou em 2004.

Apartamento AMC  / rar.studio - Imagem 2 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Trabalhar sobre uma obra de Siza Vieira é um desafio dificilmente desejável. O inexorável peso da responsabilidade que compreende, paraleliza com um sentido de inutilidade na intervenção sobre uma obra que dela não carece. Focámo-nos nas necessidades, nos desejos e nas expectativas do cliente.

Apartamento AMC  / rar.studio - Imagem 62 de 62
Planta - Existente
Apartamento AMC  / rar.studio - Imagem 57 de 62
Planta

A área do apartamento deveria ser maximizada. Para tal eliminaram-se os armários técnicos, para infraestruturas de ventilação, existentes nas casas-de-banho dos quartos, no corredor, na sala e no quarto de serventia, que se relocalizaram no tecto falso. Manteve-se a estrutura espacial do apartamento, reposicionando-se, apenas, o vão de acesso à sala de estar e eliminando-se a parede que fechava a sala de jantar.

Apartamento AMC  / rar.studio - Imagem 20 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

O soalho de cor escura, e de tábuas estreitas, foi substituído por soalho claro de tábuas largas. Os vãos de porta interiores, com uma altura substancialmente inferior às janelas das fachadas Norte, Sul e Poente, foram redimensionados: manteve-se a sua largura e aumentou-se a altura, de acordo com a das janelas. Também de encontro ao propósito desta operação, foi redesenhado todo o sistema de carpintaria, com rodapés mais altos e guarnições mais finas, que integrou, também, as novas grelhas de ventilação, em rodapés e mobiliário fixo. O objectivo seria o de um apartamento mais luminoso, a criação de uma sensação de maior amplitude e, acima de tudo, de um pé-direito mais generoso.

Apartamento AMC  / rar.studio - Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

A estante fixa da sala, onde remata o corredor, foi substituída por outra: uma estrutura metálica delicada, sem costas, separando os dois espaços, mas permitindo uma relação visual entre ambos – privilegiada pela maravilhosa vista do apartamento a Poente – e a iluminação natural do corredor.

Apartamento AMC  / rar.studio - Banheira, Banheiro, Pia
© Fernando Guerra | FG+SG

As casas-de-banho das suites e de serviço, bem como a cozinha e a despensa, foram estruturalmente alteradas, com a reorganização dos seus layouts e novos materiais de revestimento. Soluções de carpintaria desenhadas à luz dos desejos do cliente e da especificidade do espaço que integram, armários detalhados em pedra, e a total reformulação do projecto de iluminação, foram determinantes para a intervenção nestes espaços.

Apartamento AMC  / rar.studio - Janela, Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG

O Projecto de Decoração, seguiu os mesmos princípios do Projecto de Arquitectura, na procura de um espaço amplo e luminoso. Tal como nas casas-de-banho, os padrões do soalho e da pedra são protagonistas contra as superfícies coloridas, lisas e homogéneas – em colour block –, como os blocos coloridos dos Terraços de Bragança.

Apartamento AMC  / rar.studio - Sofá, Mesa, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AMC / rar.studio" 10 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885207/apartamento-amc-rar-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.