Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Foro Boca / Rojkind Arquitectos

Foro Boca / Rojkind Arquitectos
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 18

Boca del Río, México
  • Arquitetos: Rojkind Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5410.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Herman Miller, Cemex
  • Engenharia Estrutural: EMR SA / Enrique Martínez, Sergio Pérez, Martín S. López, Elsa Serrano, Miguel Ángel Allende, José Mejía, Kevin Cruz, José Martínez Vargas
  • Consultoria Acústica: Akustics, Auerbach Pollock, Seamonk
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Sanitária: Gralte S.C. / Jorge Romero, Daniel Velázquez, Ismael Hernández, Mario Navarro, Germán Muñóz
  • Consultoria Luminotécnica: Artec3 / Maurici Ginés, Jose Cardona, Ana Ayala, Carmen Valle, Itzae Cardeña
  • Construtora: Ingenieria y Desarrollo Arquitectónico S.A. de C.V.
  • Mídia: Lorena García Cordero / Dinorah Martínez Schulte.
  • Equipe Akustics : Octavio Barragán, Cristian Ezcurdia ,Hugo Garduño
  • Equipe Auerbach Pollock : Friedlander, Len Auerbach, Kevin MacPhearson, Tom Neville
  • Equipe Seamonk : Lincoln Aguirre, Itzel Alba, Cristian Ezcurdia, Jorge Romero
Mais informações Menos informações
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, desenvolveu-se um processo de fortalecimento da vida musical e cultural do município de Boca del Rio. Em 2014, consolidou-se a criação da Orquestra Filarmônica da cidade, instância que tem atraído diversas expressões musicais, músicos locais e de todo o mundo, e que converteu-se no coração da vida cultural da cidade.  

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A Orquestra Filarmônica impulsiona três eixos de ação que consistem em uma temporada de Concertos Sinfônicos, uma temporada de recitais de música de câmara e finalmente um programa de educação musical chamado "Orquestrando Harmonia", este último eixo de ação está focado na educação musical infantil e juvenil com a finalidade de criar estratégias que fortalecem o tecido social. As dinâmicas da orquestra tiveram um desempenho exitoso social e culturalmente fazendo com que surgisse a necessidade de criar um novo recinto cultural que servisse de sede e casa da orquestra, assim como de todos os programas que ela impulsiona. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O novo recinto está dentro do marco de um planto diretor que tem como finalidade revitalizar uma área urbana que se encontra em deterioração. Localiza-se na desembocadura do rio, lugar que não somente dá nome à cidade, mas também é um espaço de história e tradição culinária. O prédio encontra-se no início do dique que divide o rio do mar, é o arremate da avenida costeira Vicente Foz quando encontra o rio, mas também é o arremate da rua Zamora, característica por ter restaurantes tradicionais e que chega até a cabeceira municipal.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A localização do Foro Boca possui a intenção de articular as dinâmicas do centro da cidade com a avenida costeira, tem como finalidade ser um elemento urbano capaz de incitar a modernização desta área, e é um instrumento que permitiu construir e renovar a infraestrutura e imagem urbana. O edifício retoma a expressão atemporal dos cubos de concreto que formam os diques, assimilando-a como sua origem e reinterpretando-a em um edifício de concreto aparente formado por diferentes volumes que se organizam de forma aleatória para conter a sala de concertos. 

No seu interior, o projeto exibe o conhecimento técnico de especialistas tanto internacionais como locais de acústica, isóptica e mecânica teatral, além de contar com o equipamento técnico que permitirá a este recinto ser uma das salas de concertos mais sofisticadas do país. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O programa arquitetônico contempla uma sala de concertos de música clássica, tradicional e popular para 966 espectadores, que também tem a capacidade de abrigar espetáculos de teatro e dança, assim como apresentações de cinema. Adicionalmente, o recinto contará com uma sala de ensaios que também permitirá a apresentação do público de concertos de câmara, teatro, cinema e dança contemporânea e tem a capacidade de oferecer esses espetáculos a 150 espectadores. 

Cortes
Cortes

Na parte posterior, o edifício responde principalmente às necessidades da orquestra filarmônica com salões de ensaio para percussões, pianos e solistas, além do estúdio de gravação. Conta com camarins gerais e camarins para diretores e músicos convidados, assim como para o diretor da filarmônica. Esses espaços foram concebidos para poder combinar uma vida cotidiana da orquestra com necessidades de outras atividades, como um teatro. A edificação contará com uma área de workshop e biblioteca musical. Com essas instalações, poderão acontecer oficinas, aulas e festivais de diversas índoles. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Na área pública, o edifício é composto por um hall de pé-direito triplo que combina os níveis de lajes como vazio e os acessos às salas. No último pavimento há um terraço com vista para o mar e rio. Além disso, conta com cafeterias e um restaurante. Entre as diferentes plataformas do hall, são formados espaços que permitem concertos de solistas ou de câmara, expressões de dança e teatro contemporâneo ou sessões de cinema. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Adicionalmente, o Foro Boca gera um espaço público no seu exterior que permite estender a praça de acesso por todo o dique, criando pontos de entretenimento ou espaços lúdios que fortalecem a vida pública da sala. Além disso, o espaço contará com um sistema de projeção e áudio que permite projetar os concertos em algumas fachadas, com a intenção de consolidar um espaço social e de encontro que fortaleça a esfera pública de toda a região. 

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Boca del Río, Ver., México

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Foro Boca / Rojkind Arquitectos" [Foro Boca / Rojkind Arquitectos] 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885133/foro-boca-rojkind-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.