Centro de Exibições Nanjing Eco-Tech / NBBJ + Jiangsu Provincial Architectural Design & Research Institute

  • Gerente De Projeto: Nancy Yin
  • Equipe De Projeto: Dan Sakai, Craig Brimley, Armando Nazario, Hannah Robertson, Annie Suratt, Josh Perez, Jacob Campbell, Luis Padron, Karen Cheung, Dessen Hillman, Dominic Lio, Carlos Alegria, Etienne DeVadder, Feng Wang, Felipe Guerrero, Sarah Gunawan, Hyunsoo Kim, Scott Davis, Jonathan Wall
  • Consultoria Estrutura: Werner Sobek
  • Consultoria Meio Ambiente: Atelier 10
  • Consultoria Paisagismo: Scape
  • Consultoria Fachada: Aurecon
  • Consultoria Iluminação: NBBJ Lighting
  • Cliente: Sino-Singapore Nanjing Eco Hi-Tech Island Investment & Development Co., Ltd
  • Sócio: Tim Johnson
  • Design Principal: Jay Siebenmorgen
  • Cidade: Nanjing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Terrence Zhang

Contexto

O Nanjing Eco-Tech Park é uma expressão física das aspirações para a cidade de Nanjing. É um campus que promove criatividade, colaboração e inovação. Buscando ser uma incubadora de empresas tecnológicas e ambientais com intenções visionárias, este campus é um centro criativo que fornece amenidades que atraem e retem talentos, abrigando potenciais de crescimento futuro.

© Terrence Zhang
© Paul Dingman

Projeto

Ao fazer referência às formas encontradas na natureza e nas edificações, e integrar momentos de bravura tectônica para marcar a atualidade da cultura chinesa, o projeto equilibra forças opostas, mas complementares. O campus possui um Salão de Exposições, edifícios para pesquisa e edifícios residenciais, que serão construídos em breve. O novo campus deve ser uma incubadora de empresas de tecnologia e meio ambiente.

Axonométrica Explodida

Salão de Exposições

Com seu dramático perfil, o Salão de Exposições é a primeira impressão do campus quando os visitantes se aproximam da ilha vindos do centro da cidade. Com um total de 24.000m², os oito picos no telhado do projeto simbolizam as montanhas vizinhas Zhong e Stone, e cada pico possui uma abertura ou "tubo de luz" que conduz a luz natural para dentro da edificação. O conceito de tubos de luz é utilizado e ampliado também no desenho dos oito edifícios pentagonais de pesquisa, que apresentam grandes pátios internos.

© Paul Dingman

O Salão de Exposições é a primeira estrutura a ser construída na Ilha. Como parte do projeto, uma linha do horizonte separa a terra do céu. Os beirais proporcionam sombra ao edifício, protegendo-o do calor e do ganho solar direto. Os tubos de luz levam luz natural por toda a edificação, para que esse tipo de iluminação seja vivenciada por todos os usuários em todos os níveis.Os escritórios estão situados nos dois pavimentos superiores, ocupando as "formas de montanha".

© Terrence Zhang

Estudos foram conduzidos para determinar as melhores estratégias de iluminação natural e sombreamento para os diferentes horários do dia, em diferentes épocas do ano. O corte, abaixo, demonstra como os tubos de luz e os beirais funcionam: A) Sombreamento solar passivo;B) A luz é distribuída pela geometria do cone; C) Os beirais são eficientes como um dispositivo de sombreamento solar passivo. Os tubos de luz são o partido direto da arquitetura. O conceito do projeto do Salão de Exposições também simboliza um otimismo ao olhar para um futuro melhor - em direção à linha do horizonte - e definiu a volumetria formal de uma interação da arquitetura com a paisagem, criando harmonia entre homem e natureza.

© Terrence Zhang

Dentre as estratégias sustentáveis para o campus e edificações estão a densidade do terreno e sua equilibrada taxa de ocupação, telhados verdes, a integração da coleta e distribuição de água, ventilação natural, fachadas automatizadas, espaços internos naturalmente iluminados e o condicionamento geotérmico em todos os edifícios. A cobertura do Salão de Exposições possui a dupla função de limitar o excesso de ganho de calor na fachada e iluminar a planta profunda com a entrada de luz natural pelos tubos de luz.

© Terrence Zhang

O projeto recebeu premiação Bronze no MIPIM Asia, na categoria Best Chinese Futura. O projeto está buscando certificação LEED.

© Terrence Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanjing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Exibições Nanjing Eco-Tech / NBBJ + Jiangsu Provincial Architectural Design & Research Institute" [Nanjing Eco-Tech Island Exhibition Center / NBBJ + Jiangsu Provincial Architectural Design & Research Institute] 13 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885010/centro-de-exibicoes-nanjing-eco-tech-nbbj-plus-jiangsu-provincial-architectural-design-and-research-institute> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.