Residência Aspvik / Andreas Martin-Löf Arkitekter

Residência Aspvik / Andreas Martin-Löf Arkitekter - Mais Imagens+ 15

Estocolmo, Suécia
  • Arquitetos: Andreas Martin-Löf Arkitekter; Andreas Martin-Löf Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Åke E:son Lindman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
  • Colaboradores: Retsloff Snickeri, Bröderna Nordquist, JE:s Svets & Smide,
Kåver & Mellin, Metab
  • Construtora: Upp till Nock
  • Estilo: Desenhado por Lotta Agaton para Residence Magazine
  • Cidade: Estocolmo
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Åke E:son Lindman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena residência situada em uma inclinada ladeira com vistas para o arquipélago de Estocolmo é o novo refúgio campestre para o arquiteto Andreas Martin-Löf. Situada em ASPVIK sobre Torsbyfjärden, a propriedade está com a família desde o início de 1950. As edificações, originalmente de estilo chinês, foram construídas em 1917 e em 1960 um pavimento foi agregado como extensão.

© Åke E:son Lindman

As primeiras etapas de desenho giraram em torno da busca por uma solução que se encaixasse no inclinado terreno e que incluísse todas as funções necessárias para um retiro, durante todo o ano, no clima escandinavo. O acesso limitado ao terreno foi uma importante limitação e a construção de uma inclinada rodovia de pedra brita, aproximando-se da casa desde abaixo, foi uma necessidade inicial.

Planta - primeiro pavimento

Além disso, o difícil acesso significou que cada componente fosse suficientemente pequeno para ser transportado manualmente. Os elementos construtivos, incluindo as janelas e portas feitas à mão, a esquadria de aço e os revestimentos de madeira compensada foram preparados em oficinas próximas e montados no lugar. A única exceção foi o concreto dos muros de contenção e da base que foi bombeado desde uma rodovia próxima. Vista desde a parte superior da colina, a nova casa aparece como uma pequena dependência inserida entre os pinheiros. Entretanto, a inclinação do terreno permite uma residência de duas plantas sem que domine a natureza circundante ou as vistas panorâmicas. 

© Åke E:son Lindman

A casa consiste em uma construção de madeira e aço leve, descansando sobre a base de concreto com muros exteriores a um ângulo de 5 graus, com reminiscências das fundações dos pagodes tradicionais e uma sutil referência a torre de vigilância. A fachada de vidro e madeira compensada pintada de negro é unida diretamente à estrutura. Os muros de contenção de concreto em ângulo cortam o nível mais baixo, permitindo uma piscina com borda infinita voltada para o oeste e para um terraço ao leste, pela manhã. Esse terraço, por sua vez, envolve a residência, transportando o visitante para as copas das árvores circundantes. 

Planta - térreo

A estética geral é simples e minimalista, mas intrincadamente detalhada. A residência interpreta a expansão dos anos 60 por meio de vidros sob medida e a forma retilínea, utilizando elementos como a suave cobertura de duas águas e o detalhe de aço da primeira construção. 

© Åke E:son Lindman

O térreo inclui um hall de entrada, dormitório, banheiro e uma sauna escondida em uma gruta no terreno rochoso. Uma escada conduz à única grande sala no pavimento superior, que contem as áreas da cozinha, sala de jantar e estar. Uma estante feita sob medida se ajusta a rede estrutural e atua como um espaço de armazenamento e uma separação entre a escada e a sala de jantar. 

Corte

Os materiais são primários e relativamente simples, com uma gama de cores para as paredes de madeira compensada, mármore "nero marquina" e detalhes em aço polido. Uma combinação de eletrodomésticos de luxo e produtos básicos de estantes criam uma interessante variação em toda a casa. Imersa na clássica paisagem do arquipélago sueco, a residência isola os visitantes do diário estresse da cidade e os expõem a natureza virgem do seu entorno. 

© Åke E:son Lindman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Aspvik / Andreas Martin-Löf Arkitekter" [Aspvik House / Andreas Martin-Löf Arkitekter] 10 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884964/residencia-aspvik-andreas-martin-lof-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.