Casa Rosa / Mezzo Atelier

Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 2 de 49Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 3 de 49Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 4 de 49Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 5 de 49Casa Rosa / Mezzo Atelier - Mais Imagens+ 44

Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: Mezzo Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Area Store, CLIMAR, O/M Light - Osvaldo Matos, Technal
  • Equipe De Projeto: Joana de Oliveira, Giacomo Mezzadri
  • Cliente: Residência Pink Açores
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 10 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na ilha atlântica de São Miguel, nos Açores, um antigo estábulo do início do século XX foi convertido em duas residências onde a história e a contemporaneidade coexistem em equilíbrio.

Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 42 de 49
Planta - térreo

O objetivo principal do projeto foi manter o caráter, as linhas e a atmosfera rural da construção, ao mesmo tempo em que adaptava a estrutura anexa a uma tipologia completamente nova e aos regulamentos contemporâneos. Novas aberturas foram cuidadosamente rasgadas nas fachadas coloridas, bem como no muro de pedra, e um novo volume foi adicionado à construção principal, permitindo que uma segunda residência menor surgisse integrada no todo.

Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 23 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

A residência maior desenvolve-se em dois níveis: o piso térreo abre-se para os espaços exteriores circundantes e atinge alturas diferentes criando um pavimento semi-nivelado onde um espaço social dá acesso às suítes e área de serviço privada. O pavimento superior contém os espaços sociais e foi projetado como uma planta livre para que ele possa ser aproveitado desde a estrutura do telhado e em sua altura total. Da cozinha ocre há um acesso a um terraço situado em cima da residência menor do térreo.

Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 48 de 49
Corte A
Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 4 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Novos elementos, como as escadas exteriores, que conectam o terraço ao ar livre ou o uso de madeira branqueada nos interiores, são re-interpretações da arquitetura vernácula açoriana, que era importante para dignificar o projeto. Os tons envelhecidos de cor-de-rosa e ocre são a identidade principal da área onde a edificação é assentada. O ocre era tradicionalmente usado para enquadrar janelas e portas e nessa residência foi utilizado nas mesas interiores dos dormitórios e da cozinha, adicionando um novo tipo de relação entre vistas interiores e exteriores.

Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 3 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Os interiores e os móveis feitos sob medida foram cuidadosamente projetados para criar uma atmosfera neutra e pacífica, permitindo que as vistas do jardim sejam proeminentes nos espaços internos. A madeira local (cedro japonês) foi utilizada abundantemente para construção e mobiliário e antigas vigas de madeira de pinho e acácia, encontradas também no local, foram convertidas em mesas feitas sob medida.

Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 24 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Rosa / Mezzo Atelier - Imagem 39 de 49
© Rui Soares

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ponta Delgada, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rosa / Mezzo Atelier" [Pink House / Mezzo Atelier] 26 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884856/casa-rosa-mezzo-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.