The Street / Sanjay Puri Architects

The Street / Sanjay Puri Architects - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Sanjay Puri Architects; Sanjay Puri Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dinesh Mehta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kohler, Somany, Texture and Paint
  • Consultoria Estrutural: Padaria Consultants
  • Consultoria Mep: Epsilon Design Consultancy
  • Cliente: GLA University
  • Autores: Sanjay Puri, Ishveen Bhasin
  • Cidade: Mathura
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Dinesh Mehta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado nas ruas do centro histórico de Mathura, na Índia, este projeto de moradia estudantil concebido por Sanjay Puri Architects cria uma série de espaços orgânicos que simulam as características do seu entorno urbano.

Planto - pavimento tipo

Cinco blocos lineares de quatro pavimentos se espalham pelo terreno gerando uma variedade de praças e áreas de convívio entre eles. Implantados logo ao lado de um conjunto existente de outros blocos estudantis, repetitivos e monótonos, o novo projeto cria espaços singulares e individuais para cada um dos moradores.

© Dinesh Mehta

A orientação dos edifícios foi concebida com a finalidade de gerar grandes áreas de jardim voltadas para o norte, com vistas panorâmicas para o parque contíguo. Além disso, cada unidade de moradia possui uma janela individual em forma de cunha, que se projeta na fachada e está orientada para o norte, com vistas para o parque.

Corte / Fachada

Além disso, cada unidade possui aberturas de ventilação para o corredor interno, facilitando a ventilação cruzada. Os edifícios lineares criam pequenos espaços de ruptura em cada ponto de inflexão, permitindo a entrada de luz natural nos espaços internos de circulação.

© Dinesh Mehta

Esses elementos proporcionam uma alta eficiência energética do edifício, minimizando o ganho de calor em uma região de clima bastante quente, com temperaturas médias acima dos 30ºC em até 8 meses do ano. Durante os meses mais frios, quando o sol encontra-se no Hemisfério Norte, a luz solar direta é bem vinda, tornando a temperara interior da unidades mais agradável.

Corte

Dois pontos de encontro foram criados nas extremidades das lâminas, abrigando cafeterias, salas de jogos e um ginásio que se abre para os jardins e terraços voltados para o norte. Cada um dos espaços de uso comum são grandes volumes de pé-direito duplo.

© Dinesh Mehta

O layout orgânico do projeto permite definir cada um dos espaços no interior do edifício. As cores identificam os diferentes blocos e facilitam a orientação nos seus interiores. Cada bloco possui sua cor característica, também presente na paredes interiores das janelas que se projetam na fachada do edifício, criando uma identidade única para cada um dos volumes do conjunto.

© Dinesh Mehta

A coleta de água da chuva, a reciclagem de água e os painéis solares tornam o projeto ainda mais eficiente em termos de energia, juntamente com a orientação e facilitação da ventilação natural já destacadas anteriormente.

A rua faz parte do contexto e é responsável pela orientação de cada um dos blocos no terreno, proporcionando experiências e percepções espacial únicas ao longo do terreno.

© Dinesh Mehta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mathura, Uttar Pradesh, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Street / Sanjay Puri Architects" [The Street / Sanjay Puri Architects] 07 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884745/the-street-sanjay-puri-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.