O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. República Checa
  5. OK PLAN ARCHITECTS
  6. 2017
  7. Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS

Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS

  • 11:00 - 21 Dezembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS
Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS, © BoysPlayNice
© BoysPlayNice

© BoysPlayNice © BoysPlayNice © BoysPlayNice © BoysPlayNice + 21

© BoysPlayNice
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho funcional e estético do interior construído na pequena cidade de Humpolec, na República Checa em 2005, demostrou as possibilidades de trabalhar em um terreno relativamente pequeno e estreito com numerosas limitações. 

© BoysPlayNice
© BoysPlayNice

A residência foi construída com materiais expostos em seu estado bruto: pisos de concreto polido, uma estrutura de aço galvanizado exposta que forma o eixo básico da residência, chapas metálicas onduladas cobertas com concreto para o teto e uma soleira de concreto como acabamento final da parede. Todo o exterior da residência está revestido com chapas pré-oxidadas de aço (aço corten). O paisagismo do jardim forma parte integral do projeto e, portanto, depois de ter sido rejeitado originalmente pelo público, a residência mistura-se de forma natural com a linha das edificações adjacentes. Graças às antigas árvores plantadas ao redor da residência, ela tornou-se praticamente invisível. 

Depois de viver na casa durante 12 anos, o proprietário decidiu renovar o interior e 'suavizar' a crueza original do piso principal da moradia. Foram agregados cômodos adicionais no interior por razões estéticas e funcionais. O parâmetro básico que necessitou ser melhorado foi a acústica do interior. Todas as superfícies refletantes no interior minimalista foram modificadas e a acústica do espaço melhorou consideravelmente através da instalação de painéis de carvalho na cobertura. A madeira está marcada com linhas perpendiculares, criando uma impressão diferente e consistente com certa austeridade. As novas cortinas também aumentaram o conforto acústico e a intimidade do espaço. Outras mudanças estiveram centradas somente no redesenho do interior. A maioria dos novos elementos foi feita sob medida com base nos desenhos produzidos pelo estúdio de arquitetura responsável pelo conceito original e novo. Os novos espaços da cozinha substituem os antigos, funcionalmente obsoletos, enquanto a nova lareira reflete as últimas tendências em calefação. Toda a iluminação e controle da residência sofreram uma mudança importante tanto desde o aspecto como desde a perspectiva energética. O sistema de calefação também sofreu melhorias. 

© BoysPlayNice
© BoysPlayNice

Os proprietários não percebem as renovações como uma reconstrução, mas como camadas funcionais adicionais aplicadas a estrutura original aparente; o velho e o melhorado se complementam entre si e formam um todo harmonioso e novo. "É fantástico que a residência possa responder naturalmente às novas demandas e idades e cresça conosco", afirmaram os proprietários satisfeitos. 

© BoysPlayNice
© BoysPlayNice

Ver a galeria completa

Cita: "Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS" [Rusty House / OK PLAN ARCHITECTS] 21 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884687/residencia-oxidada-ok-plan-architects> ISSN 0719-8906