Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS

Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: OK PLAN ARCHITECTS; OK PLAN ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Eames, Flos, Missoni Home
  • Desenho De Cor: OK Control
  • Mobiliário: IPMB, Čadas Interiér
  • Cidade: Humpolec
Mais informaçõesMenos informações
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho funcional e estético do interior construído na pequena cidade de Humpolec, na República Checa em 2005, demostrou as possibilidades de trabalhar em um terreno relativamente pequeno e estreito com numerosas limitações. 

© BoysPlayNice

A residência foi construída com materiais expostos em seu estado bruto: pisos de concreto polido, uma estrutura de aço galvanizado exposta que forma o eixo básico da residência, chapas metálicas onduladas cobertas com concreto para o teto e uma soleira de concreto como acabamento final da parede. Todo o exterior da residência está revestido com chapas pré-oxidadas de aço (aço corten). O paisagismo do jardim forma parte integral do projeto e, portanto, depois de ter sido rejeitado originalmente pelo público, a residência mistura-se de forma natural com a linha das edificações adjacentes. Graças às antigas árvores plantadas ao redor da residência, ela tornou-se praticamente invisível. 

Depois de viver na casa durante 12 anos, o proprietário decidiu renovar o interior e 'suavizar' a crueza original do piso principal da moradia. Foram agregados cômodos adicionais no interior por razões estéticas e funcionais. O parâmetro básico que necessitou ser melhorado foi a acústica do interior. Todas as superfícies refletantes no interior minimalista foram modificadas e a acústica do espaço melhorou consideravelmente através da instalação de painéis de carvalho na cobertura. A madeira está marcada com linhas perpendiculares, criando uma impressão diferente e consistente com certa austeridade. As novas cortinas também aumentaram o conforto acústico e a intimidade do espaço. Outras mudanças estiveram centradas somente no redesenho do interior. A maioria dos novos elementos foi feita sob medida com base nos desenhos produzidos pelo estúdio de arquitetura responsável pelo conceito original e novo. Os novos espaços da cozinha substituem os antigos, funcionalmente obsoletos, enquanto a nova lareira reflete as últimas tendências em calefação. Toda a iluminação e controle da residência sofreram uma mudança importante tanto desde o aspecto como desde a perspectiva energética. O sistema de calefação também sofreu melhorias. 

© BoysPlayNice

Os proprietários não percebem as renovações como uma reconstrução, mas como camadas funcionais adicionais aplicadas a estrutura original aparente; o velho e o melhorado se complementam entre si e formam um todo harmonioso e novo. "É fantástico que a residência possa responder naturalmente às novas demandas e idades e cresça conosco", afirmaram os proprietários satisfeitos. 

© BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS" [Rusty House / OK PLAN ARCHITECTS] 21 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884687/residencia-oxidada-ok-plan-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.