Renovação do Vilarejo Shangping / 3andwich Design / He Wei Studio

© Jin Weiqi

Renovação do Vilarejo Shangping / 3andwich Design / He Wei Studio - Mais Imagens+ 19

Descrição enviada pela equipe de projeto. Selecionado como um dos "vilarejos históricos e culturais" na província de Fujian, Shangping tem se sustentado pela tradição agrícola e cultura Hakka. O vilarejo tem um padrão feng shui rural completo, onde dois rios circulam pela aldeia e se encontram na área de Shuikou - um fosso de água, na entrada da aldeia. Existem muitas heranças culturais de nível provincial, como a Mansão Tai Fu Tai, o Templo Ancestral de Yang, etc. De acordo com a lenda, o grande sábio Zhu Xi costumava dar palestras em Shangping e sair de lá com uma preciosa caligrafia. Portanto, Shangping é conhecida como a "aldeia literária cercada por água".

© Jin Weiqi
© Jin Weiqi

Sob a premissa da preservação, a equipe de projeto não usou a maneira convencional de "reformar o antigo como antigo", nem criou uma moderna pousada vernacular. Pelo contrário, selecionou e transformou uma série de instalações e infraestruturas agrícolas abandonadas (como estábulos, pocilgas, celeiros, etc.) com componentes industriais atualizados, complementando as instalações de serviço de turismo e fornecendo uma nova plataforma econômica. Com base nos princípios de localidade e contemporaneidade, também foram criados produtos culturais e criativos, foram fornecidas orientações de gerenciamento de negócios e promoções. Ofereceu-se um serviço integral, desde o planejamento conceitual até a construção espacial, de produtos e promoções de turismo.

© Jin Weiqi
Implantação da Área de Shuikou
© Jin Weiqi

Para o pavilhão da galeria foi necessário derrubar o pavilhão original e construir um novo com um corredor mais transparente. Assim, não apenas foi mantido o padrão tradicional do feng shui de bloquear a visão e a água, mas também proporcionou-se uma boa visual para as pessoas que estão sentadas no corredor apreciando a cena circundante e os transeuntes. Os arquitetos desejavam criar um patrimônio através do respeito pela fé e possibilitar que os residentes locais aceitassem o novo pavilhão, que abriga as imagens para adoração para a população local, bem preservadas e recolocadas na posição original do novo edifício.

© Ri Yue Lan Cao

O Clouds Cafe é uma pequena casa construída no galpão original de entulhos, mantendo a forma de pérgola, a partir da qual as pessoas podem ver abaixo a lagoa à frente. Em forma de caixa e com interior simples, a edificação foi projetada como um café tanto para os habitantes locais quanto para turistas. Na fachada voltada para o vilarejo, os arquitetos utilizaram aberturas de madeira, com um lado pintado com tinta colorida e o outro não. Espera-se que esta nova instalação de serviço traga um "conflito" dramático para o antigo vilarejo.

© Jin Weiqi
© Jin Weiqi

A casa de cura de tabaco é como uma relíquia do complexo agrícola tradicional, com um importante valor para o turismo, uma vez que os moradores da cidade podem aprender sobre a fabricação artesanal tradicional de tabaco. A equipe de projeto não queria fazer a transformação como uma reprodução simples das técnicas originais, mas como uma intervenção artística: a casa de cura de tabaco foi concebida como uma ode à civilização agrícola e uma instalação de iluminação. A luz solar é intensificada a partir de filtros coloridos provenientes da claraboia. Os arquitetos esperam que este se torne um lugar em que as pessoas reconsiderem a relação entre homem e natureza através da instalação artística.

© Jin Weiqi
Corte Conceitual da Casa de Cura de Tabaco
© Jin Weiqi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xiyuan Town, Jianning County, Sanming, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação do Vilarejo Shangping / 3andwich Design / He Wei Studio" [Shangping Village Regeneration / 3andwich Design / He Wei Studio] 30 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884350/renovacao-do-vilarejo-shangping-3andwich-design-he-wei-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.