Residência S+J / Luciano Kruk

Residência S+J  / Luciano Kruk - Mais Imagens+ 47

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Luciano Kruk; Luciano Kruk
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  189
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Barugel azulay, Blainstein, FV, Fábrica de Luz, Nivel, Pasalto, Persico 4753-4008, Tromen, Vidal aberturas
  • Outros Participantes: Belén Ferrand, Andrés Conde Blanco, Darío Cecilian
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência S+J está localizada no bairro marítimo da Costa Esmeralda, empreendimento privado a treze quilômetros ao norte da cidade de Pinamar e a quatro horas da cidade de Buenos Aires. 

© Daniela Mac Adden

De relevo praticamente plano, o lote apresenta uma suave inclinação que se eleva em direção ao fundo. O estudo propôs preservar a densa arborização de pinus já presente, retirando somente os necessários para poder implantar a casa.

© Daniela Mac Adden

Os clientes, constituídos por duas famílias, solicitaram o projeto de uma residência que pudesse ser vivida por ambas e ao mesmo tempo pudesse ser, ocasionalmente, alugada. 

© Daniela Mac Adden

O pedido consistiu em uma residência de descanso inteiramente construída em concreto aparente, de espaços livres, que requeresse pouca manutenção. O programa deveria contemplar dois dormitórios em suíte com closet próprio e dois dormitórios mínimos com banheiro compartilhado. Pretendeu-se que a área social fosse o espaço protagonista da residência, para a qual solicitou-se uma expansão exterior. O cliente pediu por um espaço fechado para os veículos de praia e outra semi-coberto. Ressaltou-se a necessidade de contar com uma relação fluída dos ambientes interiores com o espaço exterior, relação que permitisse viver estritamente com o bosque.

Axonométrica

Com o objeto de conservar a plantação nativa, a residência foi disposta longitudinalmente ao lote, recuando a parte frontal e as laterais mais além das disposições mínimas exigida pelo código tornando-a, dessa maneira, rodeada por pinus em todo seu perímetro. 

© Daniela Mac Adden

A residência segue um traçado regulador, disposta sobre uma grelha ortogonal que a ordena estrutural e espacialmente. 

© Daniela Mac Adden

Esta é organizada em duas plataformas dispostas com diferença de meio nível, conectadas através de escadas de suave inclinação e um vazio do qual o bosque de pinus faz parte.

A plataforma posterior elevada a meio nível do acesso e apoiada sobre o terreno natural - abriga a área social, que abre-se a um terraço com vistas para um campo de golfe situado na parte posterior do terreno.

Na parte frontal, a meio nível acima do social, é alçada até a plataforma dos dormitórios, apoiada sobre um prisma que abriga áreas de serviço e depósito. 

Planta - térreo
Corte B
Planta - pavimento principal

Esse apoio é recuado e reduzido ao mínimo, buscando centrar as forças estruturais no menor espaço possível, em uma tentativa de gerar potência visual do volume superior e aproveitar o espaço semi-coberto criado sobre o terreno natural para a garagem requerida pelos clientes. 

© Daniela Mac Adden

As passarelas envidraçadas conectam ambas plataformas atravessando o espaço vazio através de uma promenade rodeada de verde e iluminada pela luz que é filtrada pela cobertura para depois ser mimetizada pelos ramos das árvores. A energia vital do bosque é introduzida no interior da residência. 

© Daniela Mac Adden

Tanto a envolvente exterior como as divisórias estão construídas em concreto aparente enquanto os pisos são de cimento polido. Escolheu-se para as esquadrias, alumínio anodizado cor bronze escuro para enfatizar os vãos das aberturas sem competir com o material pétreo.

© Daniela Mac Adden

Em um esquema de arquitetura elemental, sintetizado por duas plataformas unidas por pontes comunicantes e pátios verdes, uma faixa contínua de concreto envolve toda a residência, constituindo assim um único volume composto por cheios e vazios, resguardando a espacialidade interior dos visuais externos, preservando sua intimidade sem desvincular-se com o entorno natural.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência S+J / Luciano Kruk" [S+J House / Luciano Kruk] 29 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884105/residencia-s-plus-j-luciano-kruk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.