Residência Profunda / poly.m.ur

Residência Profunda / poly.m.ur - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: poly.m.ur; poly.m.ur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  647
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hafele, Lime, RHEINZINK, pine-wood
  • Construtora: Ean R&C
  • Engenharia Estrutural: Thekujo
  • Arquiteto Responsável: Homin Kim
  • Equipe De Projeto: Sunki Hwang, Hyunju Lim
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência culminou após seis anos de busca para determinar seu arquiteto, Homin Kim. O crédito da exitosa realização desta tarefa mostra a ambiciosa visão de Kim em situar uma residência moderna que enfrente uma paisagem desafiante, respaldada pelo apoio e confiança do cliente.

A característica mais marcante dessa residência é sua cobertura inclinada em um ângulo que racionaliza as paredes como uma só unidade. A fim de não optar pelo conceito convencional de cobertura, beirais e a adoção de venezianas de madeira exteriores, o volume da residência se dispersa em sua profundidade.

O espaço oco criado abaixo do teto inclinado e as paredes verticais estão desenhados para servir não somente como uma camada de isolamento, melhorando a eficiência energética, mas também como espaço de armazenamento adicional.

© Kyungsub Shin

Outra característica notável da residência é o uso de janelas na esquina. Uma vez confirmado o desenho das habitações, os cantos ficaram expostos ao instalar janelas de tipo caixa. As habitações e o tamanho das janelas da esquina foram estrategicamente estabelecidos para beneficiar-se ao máximo das espetaculares paisagens.

Também é manifestado o elemento mais importante do conceito espacial: o microespaço. As janelas da esquina funcionam como espaço mas também criam uma área dentro da habitação que não é separada por qualquer limite físico como as paredes. A sala pode aparecer como um espaço, porém podemos perceber claramente que existe um cômodo independente. Kim era consciente do desejo do cliente em encontrar um espaço acolhedor e útil na esquina independentemente do tamanho. 

O projeto dessa residência foi um processo de busca por soluções criativas para trabalhar com elementos aparentemente conflitivos como a eficiência e o estilo, a função e a forma, a necessidade e a redundância. Os fatores que podem parecer irrelevantes foram destinados a funções críticas em um contexto maior. Kim destacou que o projeto foi sua tentativa de desafiar o dogma do modernismo de que "a forma segue a função" propondo alternativas criativas. 

© Kyungsub Shin
Corte
© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Profunda / poly.m.ur" [Deep House / poly.m.ur] 29 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884104/residencia-profunda-pol-ur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.