O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Vietnã
  5. Baumschlager Eberle Architekten
  6. 2016
  7. Casa de Concertos / Baumschlager Eberle Architekten

Casa de Concertos / Baumschlager Eberle Architekten

Casa de Concertos / Baumschlager Eberle Architekten
Casa de Concertos / Baumschlager Eberle Architekten, © Anh Viet Nguyen
© Anh Viet Nguyen

© Anh Viet Nguyen © Anh Viet Nguyen © Anh Viet Nguyen © Anh Viet Nguyen + 54

© Anh Viet Nguyen
© Anh Viet Nguyen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Concertos está localizada próxima ao centro de Saigon, um subúrbio tranquilo onde a rodovia se torna mais rústica e menos movimentada.  O clima tropical é acentuado à medida que o ruído da cidade diminui, e é substituído por outro ruído, aquele da vida familiar. Serpenteando por um conjunto de pequenas ruas com grandes casas tradicionais, a forma sedutora da casa emerge sozinha entre as demais. Ao chegar no portão de entrada, fica evidente que esta é única em toda Ho Chi Minh, ou mesmo no Vietnã. Seus ângulos em projeções consistentes e o acabamento monocromático dialogam com o espectador sobre grandeza e minimalismo abstrato.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O conceito de harmonia foi executado como um manifesto aqui através da inter-relação com o homem, natureza e desenho. A medida que se passa pelo jardim de entrada, que circula a fachada frontal, a casa parece desejar uma conexão com o elemento d'água primeiramente devido ao seu contato direto com a piscina externa, que se estende em todo o comprimento da fachada. Os acabamentos em concreto foram escolhidos para se adaptar ao clima tropical de Saigon, com temperaturas que muitas vezes ultrapassam os 30º, com altos níveis de chuva.

© Anh Viet Nguyen
© Anh Viet Nguyen
Corte 1
Corte 1
© Anh Viet Nguyen
© Anh Viet Nguyen

As duas principais estruturas se estendem volumetricamente sobre o térreo para proporcionar proteção adequada para as áreas de pátio e piscina. Algo de excêntrico inspirou o térreo e sua relação com a piscina: as portas de correr da cozinha e sala de estar se abrem diretamente para ela, o que significa que um passo além já daria dentro d'água. A sala de cinema/música e bar no subsolo possuem aberturas para as laterais da piscina, onde entra luz natural.

© Anh Viet Nguyen
© Anh Viet Nguyen

A maior parte da piscina está sob a projeção da cobertura em balaço dos pavimentos superiores de ambos os volumes, que estão conectados no centro por uma escadaria central. O subsolo possui vistas para um pátio central com uma impressionante árvore plantada em seu centro, trazendo o jardim para dentro da edificação em si. É aqui que podemos sentir uma simbiose entre o homem, natureza e arquitetura. A casa foi projetada com levando em consideração a paixão do proprietário por música, e mesmo a forma geral da estrutura reproduz aquela de uma sala de concertos e toda sua engenharia acústica. O térreo de planta livre e aberta permite que a música invada todo o espaço, seja o proprietário ao piano ou apenas relaxando e ouvindo boa música.

© Anh Viet Nguyen
© Anh Viet Nguyen

Um dos elementos mais impressionantes deste projeto é o nível da cobertura, onde é possível ver o Rio Saigon e o entorno de todas as direções. Uma das vistas mais dramáticas aqui consiste em olhar para baixo e visualizar a árvore do pátio do subsolo. 

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Baumschlager Eberle Architekten
Escritório
Cita: "Casa de Concertos / Baumschlager Eberle Architekten" [Concerto House / Baumschlager Eberle Architekten] 26 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883866/casa-de-concertos-baumschlager-eberle-architekten> ISSN 0719-8906