O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Brasil
  5. Mauricio Melara Arquitetura
  6. 2017
  7. Escritório de Arquitetura / Mauricio Melara Arquitetura

Escritório de Arquitetura / Mauricio Melara Arquitetura

  • 05:00 - 17 Novembro, 2017
Escritório de Arquitetura / Mauricio Melara Arquitetura
Escritório de Arquitetura / Mauricio Melara Arquitetura, © Celso Pilati
© Celso Pilati

© Celso Pilati © Celso Pilati © Celso Pilati © Celso Pilati + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Curitiba - Paraná, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Mauricio Melara
  • Equipe

    Mauricio Melara, Natassia Moro, Gisele Bahl, Naiara Marchetto
  • Área

    144.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Celso Pilati
© Celso Pilati

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar o próprio espaço de trabalho é um desafio pessoal. O equilíbrio no programa de necessidades requer decisões difíceis. Orçamento e criatividade demoram a se encaixar. A falta de estacionamento na região exigia que o térreo fosse todo dedicado a este uso. Os custos de escavação e contenção dificultariam a ideia de executar um subsolo. As árvores da rua com mais de 15mts de altura, foram o principal motivo da elevação do piso a 7mts da cota da calçada. O único pavimento do projeto ficou um pouco abaixo das copas, na altura dos galhos. O uso total do potencial construtivo do lote foi necessário, pela suas dimensões e medidas. Os recuos laterais faziam com que os pilares atrapalhassem a melhor ocupação do estacionamento, então decidimos incliná-los em forma de cavaletes.

© Celso Pilati
© Celso Pilati
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Celso Pilati
© Celso Pilati

A ligação entre os níveis foi feita por um pequeno elevador industrial e escadarias cujas paredes de policarbonato translúcido podem ser usadas como galeria de exposição. O contraventamento metálico em x da estrutura serve como apoio para fixação de painéis. Para o hall de entrada trouxemos um pouco de verde da rua. De um lado um jardim vertical com irrigação automatizada com as águas fluviais e cisterna aparente, de outro uma jabuticabeira transplantada já em seu tamanho adulto. A estrutura metálica é modular e foi calculada para ser o mais leve possível sem abrir mão da altura e do balanço de 6mts. A cobertura também é metálica, possui fechamento em telhas termo acústicas e ficam aparentes por dentro, assim como toda a estrutura.

© Celso Pilati
© Celso Pilati
Corte
Corte
© Celso Pilati
© Celso Pilati

A mesma foi executada com inclinação necessária para receber painéis fotovoltaicos. As vedações laterais são em chapas cimentícias, chapas de gesso e esquadrias com vidro. A laje suspensa foi concretada sobre painéis metálicos tipo “steel deck”. O piso de concreto ficou aparente e recebeu uma camada química invisível para proteção. Paredes leves de drywall e o mobiliário feito de materiais reutilizados permitem flexibilidade na ocupação dos 144m² de área total edificada. A integração com as edificações vizinhas pesou nas decisões do projeto.   De um lado uma residência térrea e de outro um edifício de 6 pavimentos.    A escala certa para o volume da caixa foi a cota intermediaria entre as alturas do entorno. Tendo como partido arquitetônico o nível do piso, o uso do térreo e o sistema estrutural o projeto tomou sua forma naturalmente.

© Celso Pilati
© Celso Pilati

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório de Arquitetura / Mauricio Melara Arquitetura" 17 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883527/escritorio-de-arquitetura-mauricio-melara-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.