Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha

Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Escada
© Ana Mello

Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Mesa, Cadeira, Janela, BancadaEscritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - EscadaEscritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Porta, JanelaEscritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Janela, Fachada, ConcretoEscritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Estúdio Folha; Estúdio Folha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eletriport, Serralheria Jato, Unibox
  • Engenharia: WI Engenharia
  • Cidade: Água Rasa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Janela, Fachada
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de um sobrado residencial, tendo seu uso adequado à ampliação de um escritório de contabilidade, demandando conexões com o galpão vizinho, onde se encontrava a antiga sede.

Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Cadeira
© Ana Mello

O partido previa que, ao mesmo tempo que o escritório tivesse uma atmosfera agradável, com ambientes integrados e com soluções que favorecessem iluminação e ventilação naturais, resultasse, por demanda dos proprietários, em uma linguagem sóbria e discreta devido a sua localização em uma rua pouco movimentada e de uso predominantemente industrial. O projeto buscou então soluções simples, com predominância das cores branca e preta e aberturas generosas, mas com tal disposição que não revelassem seu interior.

Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Janela, Fachada
© Ana Mello
Corte AA
Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Porta, Janela
© Ana Mello

As paredes envoltórias foram mantidas, tendo sido alteradas apenas as aberturas de janelas e portas, garantindo contemporaneidade a fachada. Já nos ambientes internos, através de reforço estrutural, todas as paredes foram removidas, garantindo amplitude e integração entre os diferentes setores do escritório. O conjunto de sanitários do térreo foi posicionado na área externa, também visando o total aproveitamento dos espaços internos além de integração visual entre os blocos.

Planta - Térreo

As principais intervenções adotadas na construção foram mantidas em sua materialidade própria, de forma que a estrutura e as escadas metálicas, assim como a laje pré-moldada da passarela foram mantidas aparentes, retomando o perfil industrial do bairro. O preto, presente nos elementos metálicos, caixilharia e luminotécnica, contrastando com o branco das alvenarias, é destacado como característica marcante na linguagem do projeto e evidencia o novo na arquitetura existente.

Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha - Janela
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Água Rasa, São Paulo - SP, 03178-200, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Vila Rio Branco / Estúdio Folha" 16 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883429/escritorio-vila-rio-branco-estudio-folha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.