O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Diagnóstico
  4. Brasil
  5. Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados
  6. 2017
  7. Centro P&D+I KLABIN / Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados

Centro P&D+I KLABIN / Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados

  • 05:00 - 10 Novembro, 2017
Centro P&D+I KLABIN / Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados
© Pedro Kok
© Pedro Kok

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 61

  • Arquitetos colaboradores

    Luiza Garry Leptich, Elisa Relva Basso, Carlos Eduardo Valbusa, Marco (Peixe) D'Elia, Ricardo Marmorato, Laís Oliveira Xavier, Bianca Dunder
  • Diretores Executivos, Klabin

    Fabio Schvartsman, Francisco Cesar Razzolini
  • Coordenação Geral: Gerente Corporativo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

    Eng. Químico: Carlos Augusto Soares dos Santos Amaral, Eng. Silvana Meister Sommer, Eng. Josilei Ferreira Lima
  • Equipe Klabin Acompanhamento Técnico

    Eng. João Antônio Gomes Braga, Civil: Paulo André Tobich, Celso Ribas dos Santos, Alexandre Pigozzo Manso, Iduval Panzarin Filho, Osvaldo Meca da Silva. Elétrica: Valtimi Machado, TI: Rafael Barbieri Fidelli
  • Projetos Complementares

    Metalurgica Savisk e A.Yoshii Engenharia e Construção: Estrutura: Marcelo Savisk e Garcia Engenharia, Instalações MSE Engenharia, Hidraluz Engenharia
  • Construção

    Construção: Metalurgica Savisk e A.Yoshii Engenharia e Construção
  • Tradução

    Cecília Thompson
  • Mais informações Menos informações
Centro P&D+I KLABIN / Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados, © Pedro Kok
© Pedro Kok

“...há certos sonhos que moram na alma de todas as pessoas.
Jung deu a esses sonhos universais o nome de “arquétipos“.
Esses são os sonhos fundamentais”

Jardins - Rubem Alves

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Da precisa geometria da semente do pinhão no chão semeado ao crescimento sólido e lento do fuste, aos cálices com seus nós engastados que sustentam, em balanço, as hastes desafiando o equilíbrio e a gravidade. O fio de ouro que permeia nosso desenho revela a semente e a curva em haste que por si só aponta para algum lugar no futuro, repousando suavemente na linha horizontal do conjunto, como num ato de amor com a terra semeada a tempos atrás: Passado, Presente e Futuro – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Klabin Monte Alegre, PR.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

O DESENHO

O projeto arquitetônico para o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento + Inovação - Klabin, implantado nas proximidades do ingresso principal da Vila Harmonia, Telêmaco Borba, PR, tem como diretriz a integração do conjunto arquitetônico à paisagem circundante, lugar tranquilo e aprazível, estrategicamente selecionado pelos Diretores Fabio Schvartsman e Francisco Cesar Razzolini, localizado em meio a generosas áreas arborizadas que conformam o cinturão verde no entorno imediato à Unidade Klabin Monte Alegre, inaugurada na década de 1940 para a produção de papel.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Implantação
Implantação
© Pedro Kok
© Pedro Kok

O desafio imposto induz a pensar o conjunto como um marco humanizado, destinado à necessária imersão intelectual dos pesquisadores que nele irão atuar -- expresso em sua intenção plástica e construtiva, alinhada dessa maneira aos edifícios implantados ao longo das décadas de 1940 a 1960 na Histórica Vila Harmonia. Dessa forma, a utilização de uma única pele que circunda e delimita seu perímetro por contínuas marquises de visitação, define por si só o partido arquitetônico. As acentuadas linhas horizontais em respeito ao sitio de implantação determinam o conjunto que se mescla à paisagem, costurando a terra ao repousar seus terraços no gradativo declive do terreno.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Croqui 3
Croqui 3
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Econômico e simples, sem ser simplório, e desprovido de qualquer elemento adicional desnecessário, estrutura, volumetria e vedos definem o desenho arquitetônico, possibilitando ao mesmo tempo uma relação necessária dos usuários e ocasionais visitantes com a paisagem circundante. Como fecho dessa reflexão, a intervenção arquitetônica poderá, ao longo do tempo, estabelecer um novo paradigma no que tange às edificações industriais destinadas a pesquisa e inovação, podendo potencializar e valorizar uma postura diferenciada frente aos processos de produção intelectual na área de Papel e Celulose.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Axonométrica
Axonométrica
© Pedro Kok
© Pedro Kok

PROGRAMA

Conjunto composto por dois blocos principais com acessos independentes, interligados por passarelas. Bloco Principal: três pavimentos, destinados às atividades de laboratórios e pesquisa, e Bloco Anexo, voltado para a face norte, com dois pavimentos - auditório para 80 pessoas, área de eventos e exposições. Bloco dos Laboratórios: Pavimento Inferior: Vestíbulo, Triagem, Amostras, Infravermelho, Depósitos, Laboratório Coater, Criogenia, TI, Instalações, Infraestrutura Predial, Utilidades, Vestiários e Sanitários. Pavimento Térreo: Recepção, Salas de Reunião, Sala de Pesquisadores, Laboratórios, Sala do Conselho, Estar, Copa, Sanitários, Circulação de Visitação e Terraços. Pavimento Superior: Infraestrutura Laboratórios, Exaustão e Ventilação. Bloco Anexo: Pavimento Inferior: Área Expositiva, Sanitários, Copa e Infraestrutura. Pavimento Térreo: Auditório, Área de Eventos e Exposições.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro P&D+I KLABIN / Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados" [P&D+I KLABIN Center / Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados] 10 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883197/centro-p-and-d-plus-i-klabin-paulo-brazil-e-santanna-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.