Moradia Cristovão / Coletivo Cais

Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 2 de 28Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 3 de 28Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 4 de 28Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 5 de 28Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Atelier Cais
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jular, Projecto Mosaico, Tons de Pedra
  • Autores: Guilherme Bivar, Marta Pavão
  • Arquiteta Responsável: Marta Pavão
  • águas E Esgotos, Térmica, Acústica: Patrícia Ferreira, João Rovisco
  • Estrutura: David Camões
  • Climatização, Elétrica, Ited: Fernando Correia
  • Construtora: Blue Office
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 2 de 28
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Do lote existente faziam parte um jardim de acesso, uma moradia de dois pisos, em mau estado de conservação, e um logradouro tardoz. O projeto teve como principal premissa a requalificação e ampliação da moradia existente, não só através do redesenho da sua implantação e do alçado tardoz, bem como da optimização da morfologia da cobertura para uma nova área de sótão. Procedeu-se a uma total reorganização do layout interno dos pisos térreo e superior, de forma a optimizar o novo programa funcional proposto e ainda definir uma nova e melhor espacialidade. Através da subida da cota de cumeeira existente e do desenho e volumetria do sótão, ofereceu-se à casa um novo espaço social de considerável aproveitamento e com franca relação com a envolvente exterior, através de um terraço. Manteve-se inalterada a fachada da frente.

Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 5 de 28
© Francisco Nogueira
Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 25 de 28
Planta - Térreo
Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 6 de 28
© Francisco Nogueira

Redefiniu-se totalidade da topografia do logradouro tardoz, que inicialmente apresentava uma cota de nível muito superior à da casa, inviabilizando a relação interior/exterior e limitando a iluminação e ventilação naturais. Desenhou-se uma área de refeição exterior, na continuidade do eixo da cozinha; um pequeno jardim de relação com a sala de estar e ainda um tanque de água, para refresco nos meses quentes de verão. A casa tem orientação solar Nordeste-Sudoeste e é para uma família de um casal e uma criança.

Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 4 de 28
© Francisco Nogueira
Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 28 de 28
Corte
Moradia Cristovão / Coletivo Cais - Imagem 3 de 28
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Cristovão / Coletivo Cais" [Cristovão House / Atelier Cais] 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883190/moradia-cristovao-coletivo-cais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.