O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. China
  5. MVRDV
  6. 2017
  7. Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute

Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute

  • 09:00 - 7 Novembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute
Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute, © Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

© Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode + 23

  • Equipe de Projeto

    Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries com Wenchian Shi, María López Calleja, Kyosuk Lee, Sen Yang, Marta Pozo, Chi Li, Ray Zhu, Ángel Sánchez Navarro, Daehee Suk, Guang Ruey Tan, Xichen Sun, Michael Zhang, Mariya Gyaurova, Jaime Dominguez Bálgoma, Antonio Luca Coco, Costanza Cuccato, Matteo Artico, and Tomaso Maschietti
  • Conceito Design

    Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries with Renske van der Stoep, Martine Vledder, Kyosuk Lee, Gerard Heerink, Chi Li, Francisco Pomares, Nicolas Lee, Claudia Bode, Sharon Sin, Jaap Baselmans, Herman Gaarman, Hui Hsin Liao, Antonio Luca Coco, Costanza Cuccato, Matteo Artico e Tomaso Maschietti
  • Co-Arquitetos

    Tianjin Urban Planning and Design Institute (TUPDI), Tianjin, China
  • Engenharia Estrutural

    Sanjiang Steel Structure Design
  • Arquitetura de Interiores

    TADI interior architects
  • Desenho Luminotécnico

    Huayi Jianyuan lighting design
  • Mais informações Menos informações
© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. O MVRDV, em colaboração com os arquitetos locais TUPDI, projetou a Biblioteca Tianjin Binhai, um centro cultural de 33.700 m² com um luminoso auditório esférico em torno do qual as estantes, do chão ao teto, são posicionadas em cascata. As estantes onduladas são o principal dispositivo espacial do edifício e são utilizadas tanto para enquadrar o espaço como para criar escadas, assentos, tetos em camadas e até mesmo elementos na fachada. A biblioteca de Tianjin Binhai foi projetada e construída em um período recorde de apenas três anos devido ao curto cronograma imposto pelo município local. Ao lado de muitos meios de comunicação ela oferece espaço para 1,2 milhões de livros.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A biblioteca foi encomendada pelo município de Tianjin Binhai e está localizada no centro cultural do distrito de Binhai, em Tianjin, uma metrópole costeira, na China. A biblioteca, situada ao lado de um parque, é um dos cinco edifícios culturais desenhados por um quadro internacional de arquitetos, incluindo Bernard Tschumi Architects, Bing Thom Architects, HH Design e MVRDV. Todos os edifícios estão conectados por um corredor público envolto por uma marquise de vidro projetada pelo GMP. Em meio ao plano diretor do GMP, o MVRDV recebeu um espaço rigoroso dentro do qual todo o projeto deveria estar concentrado.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A massa do edifício é extrudada para cima e "perfurada" por um auditório esférico no centro. Estantes estão dispostas em ambos lados da esfera e atuam como diversos elementos, desde escadas até assentos, continuando ao longo da cobertura para criar uma topografia iluminada. Esses contornos também seguem ao longo das duas fachadas de vidro que conectam a biblioteca ao parque e ao corredor público interno, servindo como brises para proteger o interior da luz solar excessiva, criando também um espaço brilhante e uniformemente iluminado.

Diagrama - Conceito
Diagrama - Conceito

"O interior da biblioteca de Tianjin Binhai é praticamente semelhante a uma caverna, uma estante de livros contínua. Não sendo capaz de tocar o volume do edifício, "giramos" o auditório em forma esférica exigido pelo programa e o edifício simplesmente abriu espaço para isso, como um "abraço" entre mídia e conhecimento ", afirma Winy Maas, co-fundador da MVRDV. "Nós abrimos o prédio criando um lindo espaço público no interior; uma nova sala de estar urbana em seu centro. As estantes são ótimos espaços para se sentar e, ao mesmo tempo, permitem o acesso aos pavimentos superiores. Os ângulos e as curvas destinam-se a estimular diferentes usos do espaço tais como ler, andar, conhecer e discutir. Juntos formam o "olho" do edifício: para ver e ser visto ".

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

O edifício de cinco níveis também contém extensas instalações educacionais, dispostas ao longo das bordas do interior e acessíveis através do espaço principal do átrio. O programa público é suportado por espaços de serviços subterrâneos, armazenamento de livros e um grande arquivo. Do piso térreo, os visitantes podem acessar facilmente as áreas de leitura para crianças e idosos, o auditório, a entrada principal, o acesso aos terraços nos pisos superiores e a conexão com o complexo cultural. O primeiro e o segundo pavimento consistem, principalmente, em salas de leitura, livros e áreas de estar, enquanto os andares superiores também incluem salas de reuniões, escritórios, salas de informática e de áudio, além dos dois pátios da cobertura.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A biblioteca é a construção mais rápida do MVRDV até o momento. Foram apenas três anos desde o primeiro esboço até a abertura. Devido à data de conclusão, a escavação do terreno seguiu imediatamente a fase de projeto. O cronograma de construção apertado obrigou o descarte de uma parte essencial do conceito: o acesso às estantes superiores dos espaços posicionados atrás do átrio. Essa mudança foi feita localmente e contra o conselho do MVRDV e tornou o acesso às prateleiras superiores atualmente impossível. O projeto completo da biblioteca pode ser realizado no futuro mas, até então, há placas de alumínio perfuradas impressas para representar livros nas prateleiras superiores. A limpeza é feita através de cordas e andaimes móveis.

Diagrama - Atividades nas Montanhas de Livros
Diagrama - Atividades nas Montanhas de Livros

Desde a sua abertura, no primeiro dia de outubro de 2017, o prédio tem sido um grande sucesso na mídia internacional e nas mídias sociais chinesas; os comentários o descrevem como um "Oceano dos Livros" (CCTV) e a "Biblioteca mais bonita da China" (The Bund). Os comentários nas redes sociais chamam a construção de um "mar de conhecimento", "Super Sci-Fi" ou simplesmente "The Eye". Mais importante ainda, é claro, as pessoas de Tianjin abraçaram o novo espaço - que se tornou a sala de estar urbana a qual estava destinado a ser.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A Biblioteca Tianjin Binhai foi construída de acordo com o rótulo de eficiência energética da China Green Star e alcançou o status de duas estrelas. O MVRDV colaborou com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI), engenheiros estruturais da Sanjiang Steel Structure Design, arquitetos de interiores TADI e design de iluminação Huayi Jianyuan. É o segundo projeto do MVRDV realizado em Tianjin, seguindo a TEDA Urban Fabric, concluída em 2009.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute" [Tianjin Binhai Library / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute] 07 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883078/biblioteca-tianjin-binhai-mvrdv-plus-tianjin-urban-planning-and-design-institute> ISSN 0719-8906