O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Brasil
  5. AT Arquitetura
  6. 2017
  7. Sakura Iguatemi / AT Arquitetura

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura

  • 05:00 - 5 Novembro, 2017
Sakura Iguatemi / AT Arquitetura
Sakura Iguatemi / AT Arquitetura, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. João Wallig, 1800 - Passo d'Areia, Porto Alegre - RS, 91340-000, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Andre Detanico
  • Autores

    Andre Detanico, Tarso Carneiro, Mauricio Ceolin
  • Área

    470.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Restaurante com uma tradição familiar de mais de 30 anos, e referência na culinária japonesa, o SAKURA decidiu ampliar sua operação com uma nova unidade no shopping Iguatemi em Porto Alegre. A AT tem acompanhado esta evolução, contribuindo nas decisões estratégicas e na formação de uma Identidade de arquitetura para cada unidade do restaurante Sakura, integrando os valores da cultural japonesa a uma forma próprio de atendimento e qualidade.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O desafio deste projeto foi traduzir na arquitetura toda a maturidade atingida pelo restaurante ao longo destes anos e ao mesmo tempo proporcionar uma nova experiência aos seus clientes, sem perder a essência e a tradição. Desta forma, o exercício de concisão e síntese na concepção deste projeto, foram fundamentais em todo o processo de criação. O Kirigami, conhecido como origami arquitetônico, arte japonesa que combina a dobradura com o corte, foi o conceito que permeou e conduziu todas as decisões do projeto. Desde a organização do espaço em níveis de piso e forro até a fachada e o mobiliário.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Axonométrica
Axonométrica
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A fachada é composta por placas de madeira revestidas com lâmina natural e vidro. Estes elementos dispostos em uma sequência de planos inclinados ( dobra + corte ) configuram uma divisória permeável, onde a composição de cheios e vazios permite uma variação surpreendente de pontos de vista do exterior para o interior do restaurante e vice e versa. A fachada, como elemento de transição entre o mall e o interior do restaurante, estabelece uma relação de equilíbrio e sutileza, entre a tranquilidade e privacidade do ambiente interno e a movimentação do público externo passante. Esta permeabilidade intencional provoca também surpresa e um convite para visitar o seu interior.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Todos os elementos do restaurante foram desenvolvidos com exclusividade pelo escritório de arquitetura; luminárias, móveis e em especial, as mesas e cadeiras desenhadas em parceria com a empresa de mobiliário Mezas. As cadeiras foram executadas com peças de compensado multilaminado natural, com acabamento pigmentado preto e pés em metal. As mesas construídas com base de chapa metálica dobrada e tampos em madeira laminada.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Destaque para o sushi bar / kaiten (esteira que conduz pratos de sushi) o balcão foi executado como um monobloco em corian e o ambiente é envolvido pela obra do artista japonês Hokusai_ A Grande Onda de Kanagawa_ que recobre as paredes e o forro rebaixado como dobras de origami. Em homenagem ao Sr Hideo Fujimoto, fundador do Sakura, e de grande significado para a história do restaurante, foi criado um painel fotográfico associado a marca, que inserido na parede de madeira natural assume destaque no ambiente

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Sakura Iguatemi / AT Arquitetura" 05 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882331/sakura-iguatemi-at-arquitetura> ISSN 0719-8906