Sakura Iguatemi / AT Arquitetura

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, CadeiraSakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, CadeiraSakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, CadeiraSakura Iguatemi / AT Arquitetura - VigaSakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mais Imagens+ 16

Passo d'Areia, Brasil
  • Arquitetos: AT Arquitetura; AT Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eterna Móveis, Interface, Pino Adesivos
  • Construtora: Buildway
  • Mobiliário: Mezas
  • Arquiteto Responsável: Andre Detanico
  • Autores: Andre Detanico, Tarso Carneiro, Mauricio Ceolin
  • Cidade: Passo d'Areia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Restaurante com uma tradição familiar de mais de 30 anos, e referência na culinária japonesa, o SAKURA decidiu ampliar sua operação com uma nova unidade no shopping Iguatemi em Porto Alegre. A AT tem acompanhado esta evolução, contribuindo nas decisões estratégicas e na formação de uma Identidade de arquitetura para cada unidade do restaurante Sakura, integrando os valores da cultural japonesa a uma forma próprio de atendimento e qualidade.

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O desafio deste projeto foi traduzir na arquitetura toda a maturidade atingida pelo restaurante ao longo destes anos e ao mesmo tempo proporcionar uma nova experiência aos seus clientes, sem perder a essência e a tradição. Desta forma, o exercício de concisão e síntese na concepção deste projeto, foram fundamentais em todo o processo de criação. O Kirigami, conhecido como origami arquitetônico, arte japonesa que combina a dobradura com o corte, foi o conceito que permeou e conduziu todas as decisões do projeto. Desde a organização do espaço em níveis de piso e forro até a fachada e o mobiliário.

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi
Axonométrica
Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

A fachada é composta por placas de madeira revestidas com lâmina natural e vidro. Estes elementos dispostos em uma sequência de planos inclinados ( dobra + corte ) configuram uma divisória permeável, onde a composição de cheios e vazios permite uma variação surpreendente de pontos de vista do exterior para o interior do restaurante e vice e versa. A fachada, como elemento de transição entre o mall e o interior do restaurante, estabelece uma relação de equilíbrio e sutileza, entre a tranquilidade e privacidade do ambiente interno e a movimentação do público externo passante. Esta permeabilidade intencional provoca também surpresa e um convite para visitar o seu interior.

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Imagem 11 de 21
© Marcelo Donadussi

Todos os elementos do restaurante foram desenvolvidos com exclusividade pelo escritório de arquitetura; luminárias, móveis e em especial, as mesas e cadeiras desenhadas em parceria com a empresa de mobiliário Mezas. As cadeiras foram executadas com peças de compensado multilaminado natural, com acabamento pigmentado preto e pés em metal. As mesas construídas com base de chapa metálica dobrada e tampos em madeira laminada.

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Destaque para o sushi bar / kaiten (esteira que conduz pratos de sushi) o balcão foi executado como um monobloco em corian e o ambiente é envolvido pela obra do artista japonês Hokusai_ A Grande Onda de Kanagawa_ que recobre as paredes e o forro rebaixado como dobras de origami. Em homenagem ao Sr Hideo Fujimoto, fundador do Sakura, e de grande significado para a história do restaurante, foi criado um painel fotográfico associado a marca, que inserido na parede de madeira natural assume destaque no ambiente

Sakura Iguatemi / AT Arquitetura - Viga
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. João Wallig, 1800 - Passo d'Areia, Porto Alegre - RS, 91340-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sakura Iguatemi / AT Arquitetura" 05 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882331/sakura-iguatemi-at-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.