Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects

Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 2 de 59Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 3 de 59Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 4 de 59Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 5 de 59Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Mais Imagens+ 54

Portimão, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Duravit, Margres
  • Autor: Vitor Vilhena
  • Equipe: Nuno Gonçalves, Fábio Plácido Guimarães, Michael Vieira
  • Colaboradores: Veritate, Projectos e Fiscalização Electroeng, Engenharia Electrotécnica Termoflux, Engenharia e Certificação Energética
  • Cidade: Portimão
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 2 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a Sul de Portugal, numa zona que serve de transição entre o Algarve Mar e o Algarve Serra. Localiza-se na povoação de Alcalar, situada a poucos quilômetros de Portimão, onde há cerca de 5000 anos se fixou e viveu uma importante comunidade Pré-Histórica. Tendo como base a importância da localização do terreno e a sua relação com a História, decidimos que a imagem da moradia teria que ir buscar as relações orgânicas referentes ao Monumento que figura na História da zona.

Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 33 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

A imagem da moradia é constituída por várias curvas que consistem nas separações provocadas pela envolvente, criando relações distantes com a mesma. A topografia existente no terreno é suavemente inclinada, caracterizada por moradias de habitação unifamiliar com uma linguagem tradicional num Alvará de Loteamento dos anos 80. O terreno confina com um arruamento municipal, sendo o seu acesso feito exclusivamente pelo mesmo. A moradia desenvolve-se num único piso (acima da cota de soleira) com a intenção de minimizar o impacto visual do ponto de vista do arruamento e a sua implantação tem em conta o melhor aproveitamento da orientação solar dos compartimentos habitacionais e as melhores vistas que o local proporciona.

Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 31 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 51 de 59
Planta - Térreo
Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 32 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

A topografia natural do terreno promove a criação de um piso inferior orientado a Sul. Na sequência desta orientação foi criada uma zona de estar exterior que se relaciona com o terreno e com a paisagem. Este espaço é coberto de forma a proteger e controlar a orientação solar da fachada. O alçado sul beneficia de uma relação forte, entre o interior e o exterior da habitação, convidando a situações de permeabilidade, nomeadamente a sua relação com o terreno, a vegetação e as vistas.

Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 34 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

A moradia é constituída por 2 pisos, o rés do chão que se encontra ao nível do plano de entrada, e que comporta 4 quartos, sala de estar e jantar, cozinha e zonas de serviço, complementado por uma zona de estacionamento e plano de entrada. O piso inferior desenvolve-se no resultado da inclinação natural do terreno e integra área de estar de apoio, diretamente relacionada com a piscina. Este piso inferior beneficia de uma área coberta exterior que serve de apoio ao interior e também ao exterior onde se localiza a piscina, criando relações muito interessantes entre o interior e exterior.

Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects - Imagem 3 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Alcalar / Vitor Vilhena Architects" [House in Alcalar / Vitor Vilhena Architects] 31 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882245/casa-em-alcalar-vitor-vilhena-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.