O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ginásio
  4. Portugal
  5. Pitagoras Group
  6. 2017
  7. Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group

Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group

  • 09:00 - 30 Outubro, 2017
Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group
Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group, © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 61

  • Arquitetos

  • Localização

    Guimarães, Portugal
  • Equipe

    André Malheiro, Luís Guimarães, Isabel Rodrigues, Hélio Pinto, João Couto, Tiago Ranhada, Rui Silva
  • Área

    3160.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Fundações, Estruturas, Instalações Hidráulicas, Acondicionamento Acústico, Segurança, Gás

    Sopsec
  • Instalações Mecânicas, Estudo Do Comportamento Térmico, Instalações Eléctricas

    Layout
  • Fiscalização

    Câmara Municipal de Guimarães
  • Construtor

    Costeira – Engenharia e Construção
  • Mais informações Menos informações
© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício da Academia de Ginástica de Guimarães com uma área coberta de 3100m2, localizado no limite nascente do parque verde da cidade de Guimarães foi concebido para a prática de ginástica de formação e alto rendimento. O propósito de aplicar num edifício com estas características programáticas, todas as tecnologias que permitem transformá-lo numa estrutura energeticamente independente e com baixa emissão de CO2, constituiu um enorme desafio para o projeto.

© José Campos
© José Campos

O edifício implanta-se no terreno entre duas ruas existentes que lhe dão acesso, uma à cota mais alta, que constitui um eixo viário principal, e outra à cota mais baixa encostada ao limite nascente do parque e que serve unicamente esta infraestrutura.

© José Campos
© José Campos

O programa exclusivo para a prática de ginástica e alto rendimento é composto por um pavilhão, ginásio de apoio, balneários, serviços administrativos e espaços comuns que permitem acesso a uma bancada sobre o pavilhão.

© José Campos
© José Campos

A escolha dos materiais utilizados no edifício, para além do próprio desempenho em termos de eficiência energética, assume claramente uma intenção de carácter pedagógico e evidencia uma preocupação ambiental na concepção e desenvolvimento do projeto, procurando um equilíbrio claro, em termos tecnológicos e arquitetônicos. O revestimento exterior em blocos de aglomerado negro de cortiça constitui o elemento caracterizador desta ideia, sendo que, a forma como foi utilizado, pretende constituir a imagem de referência do projeto, associado à preocupação de sustentabilidade ambiental.

© José Campos
© José Campos
Cortes
Cortes
© José Campos
© José Campos

A composição volumétrica do edifício foi definida pelo seu programa e pela vontade de envolver a construção na paisagem local, sem uma preocupação de integração, no sentido tradicional do termo. Assim sendo, a construção procura relações de escala e referências na envolvente próxima, utilizando o seu volume como mais um dos elementos que integram os percursos de passeio no parque, como é o caso da esplanada de acesso ao edifício que, fazendo a ligação entre as duas cotas do terreno, permite contemplar a área verde do parque e a encosta nascente da cidade.

© José Campos
© José Campos

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group" [Gymnastic Training Center of Guimarães / Pitagoras Group] 30 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882224/academia-de-ginastica-de-guimaraes-pitagoras-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.