Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group

Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group - Mais Imagens+ 56

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos: Pitagoras Group; Pitagoras Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fundações, Estruturas, Instalações Hidráulicas, Acondicionamento Acústico, Segurança, Gás: Sopsec
  • Instalações Mecânicas, Estudo Do Comportamento Térmico, Instalações Eléctricas: Layout
  • Fiscalização: Câmara Municipal de Guimarães
  • Construtor: Costeira – Engenharia e Construção
  • Equipe: André Malheiro, Luís Guimarães, Isabel Rodrigues, Hélio Pinto, João Couto, Tiago Ranhada, Rui Silva
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício da Academia de Ginástica de Guimarães com uma área coberta de 3100m2, localizado no limite nascente do parque verde da cidade de Guimarães foi concebido para a prática de ginástica de formação e alto rendimento. O propósito de aplicar num edifício com estas características programáticas, todas as tecnologias que permitem transformá-lo numa estrutura energeticamente independente e com baixa emissão de CO2, constituiu um enorme desafio para o projeto.

© José Campos

O edifício implanta-se no terreno entre duas ruas existentes que lhe dão acesso, uma à cota mais alta, que constitui um eixo viário principal, e outra à cota mais baixa encostada ao limite nascente do parque e que serve unicamente esta infraestrutura.

© José Campos

O programa exclusivo para a prática de ginástica e alto rendimento é composto por um pavilhão, ginásio de apoio, balneários, serviços administrativos e espaços comuns que permitem acesso a uma bancada sobre o pavilhão.

© José Campos

A escolha dos materiais utilizados no edifício, para além do próprio desempenho em termos de eficiência energética, assume claramente uma intenção de carácter pedagógico e evidencia uma preocupação ambiental na concepção e desenvolvimento do projeto, procurando um equilíbrio claro, em termos tecnológicos e arquitetônicos. O revestimento exterior em blocos de aglomerado negro de cortiça constitui o elemento caracterizador desta ideia, sendo que, a forma como foi utilizado, pretende constituir a imagem de referência do projeto, associado à preocupação de sustentabilidade ambiental.

© José Campos
Cortes
© José Campos

A composição volumétrica do edifício foi definida pelo seu programa e pela vontade de envolver a construção na paisagem local, sem uma preocupação de integração, no sentido tradicional do termo. Assim sendo, a construção procura relações de escala e referências na envolvente próxima, utilizando o seu volume como mais um dos elementos que integram os percursos de passeio no parque, como é o caso da esplanada de acesso ao edifício que, fazendo a ligação entre as duas cotas do terreno, permite contemplar a área verde do parque e a encosta nascente da cidade.

© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guimarães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia de Ginástica de Guimarães / Pitagoras Group" [Gymnastic Training Center of Guimarães / Pitagoras Group] 30 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882224/academia-de-ginastica-de-guimaraes-pitagoras-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.