Refúgio Alto São Francisco / CAW Arquitectos

Refúgio Alto São Francisco / CAW Arquitectos - Mais Imagens+ 22

Limache, Chile
  • Arquitetos: CAW Arquitectos; CAW Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco
  • Colaboradores: Ignacio Urrutia, Diego Manzo
  • Cálculo Estrutural: Alberto Ramirez C.
  • Arquiteto Autor: Rodrigo Werner S.
  • Cidade: Limache
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Alto de São Francisco corresponde a um refúgio de final de semana, localizado na saia da Cordilheira dos Andes no vale de Alto de São Francisco, a 1.555 m.s.n.m.

© Nico Saieh

A casa está situada na ladeira de exposição sul do Vale. Desse lugar existem excelentes vistas para o Cerro Mochoen, o rio e o vale de São Francisco para sul (abaixo); e os picos dos Nevados 3 Pontas para norte-leste (acima).

© Nico Saieh

Como ponto de partida para essa obra, considerou-se o clima fortemente contrastado entre verão (até +35º) e inverno (até -10º) e a escassa luz natural nessa estação, dados os cones de sombra projetados pelos morros que circundam o vale.

© Nico Saieh

Uma das solicitações mais importantes da família correspondia a aproveitar ao máximo as vistas morro abaixo, onde se aprecia o rio e o vale São Francisco nos arredores imediatos, e, à distância, o cordão de Chacabuco e o vale de Aconcagua para o sul. Dessa forma, propõe-se uma fachada envidraçada, justa, ao sul (vistas) e janelas em 2 níveis para o norte (luz). Esses últimos, bem protegidos por beirais calculados para evitar a entrada de luz solar no verão, mas aproveitando ao máximo a entrada dos raios do escasso sol invernal, os quais, em pleno solstício marcam a borda sul interna do pavimento interno, anunciando a chegada do inverno.

Corte A-A'

Quanto à disposição programática dos ambientes, propôs-se 2 pavilhões. O pavilhão leste contém os dormitórios, uma sala de estar familiar e os banheiros. Os dormitórios aproveitam o pé direito duplo de janelas norte como sótãos, mirantes dos cumes dos Nevados de 3 Pontas, e, ao mesmo tempo, permitem a entrada da luz e radiação solar no inverno. O pavilhão oeste foi proposto como uma grande nave de planta livre como um lugar de encontro familiar. 

© Nico Saieh
Planta
© Nico Saieh

Ambos pavilhões são vinculados por um corredor norte, o qual contém o acesso e serve como beiral - controle bioclimático.

A materialidade corresponde em sua totalidade de madeira Pino MSD L=3,2 metros em diversas secções e formatos.

Detalhe

As coberturas com inclinação mínima, estruturadas com treplicas de grande altura, acumulam neve no inverno, a qual é utilizada como contribuição ao isolamento térmico, a neve é desaguada através de canaletas abertas incluídas na fachada leste e oeste dos pavilhões.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Alto São Francisco / CAW Arquitectos" [Refugio Alto San Francisco / CAW Arquitectos] 30 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882185/refugio-alto-sao-francisco-caw-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.