Residência no Campo Belo / Jamelo Arquitetura

Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Fachada, Jardim, AidoResidência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Cerca, Fachada, Jardim, AidoResidência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Fachada, Janela, AidoResidência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Mesa, Janela, CadeiraResidência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Mais Imagens+ 47

Campo Belo, Brasil
  • Arquitetos: Jamelo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Angeloarte, Etel, FAS, Portobello Shop, Reclima, Reka Iluminação, Renova, TokVerde Serviços, kitchens
  • Autores: Lorenz Meili, Giuliana Martini
  • Colaborador: João Ribeiro da Fonseca
  • Coordenação: Carolina Braz
  • Estagiários: Victor Macoppi, Luiz Filipe Rampazio
  • Projeto Estrutural: Gepro Engenharia
  • Projeto Elétrica: Kapplan
  • Projeto Iluminação: Lux Projetos
  • Paisagismo: NK&F Arquitetura da Paisagem e Jamelo Arquitetura
  • Mural : Alexandre Mancini
  • Construtora: Diferencial Construções e Empreendimentos Ltda.
  • Cidade: Campo Belo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Fachada, Jardim, Aido
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência, localizada no bairro do Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo, foi originalmente projetada e construída no ano de 1959 por seu primeiro proprietário, o engenheiro franco-brasileiro Humbert Monacelli. A edificação de 780m2 de área construída está implantada em um terreno retangular com 30m de frente e 50m de profundidade, compondo uma área de 1500m2. Da rua para os fundos há um aclive de cerca de 1m. Seu desenho original apresenta características da arquitetura modernista paulista da época, com traços racionalistas, possui estrutura parcialmente independente das paredes, planta livre, panos de vidro e volume solto do chão

A construção principal, em forma de “U“, possui um grande jardim na frente e outro no interior do terreno que é abraçado pela construção. Ambos os jardins foram repensados em um projeto paisagístico que valorizou sobretudo plantas nativas e se configuram como importantes extensões dos espaços da residência.

Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Nelson Kon

O desejo principal do cliente quando nos procurou era ter uma divisão mais clara dos espaços da casa com uma melhor separação das áreas social, íntima e de serviço. Os proprietários gostam muito de organizar encontros, de jantares íntimos a grandes recepções, e queriam espaços mais generosos e dinâmicos para poder receber seus convidados de várias maneiras. Ao mesmo tempo era importante criar uma área íntima, separada do restante da casa, e repensar a área de serviço e os fluxos.

Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Fachada, Janela, Aido
© Nelson Kon

O projeto de arquitetura da Jamelo Arquitetura redistribuiu as funções dos espaços dentro da casa existente, repensou a circulação entre essas áreas e a articulação entre as mesmas, agregando praticidade e conforto para as diferentes situações em que a casa viria a ser usada. Além disso, pensando nas ocasiões em que há recepções de convidados, foi projetado um novo pavilhão contíguo ao jardim dos fundos, onde antes o espaço era todo subdividido. Com planta livre e brises de madeira deslizantes, ele amplia a transparência entre os espaços, uma das principais características do projeto.

Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Nelson Kon
Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Imagem 44 de 52
Terreo Usos
Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Nelson Kon

Na reforma com ampliação, executada em 2015/2016, a edificação foi totalmente modernizada graças à incorporação de soluções de infraestrutura mais condizentes com a atualidade, sustentáveis e racionais, lançando mão de tecnologias de ponta. Sobre a laje do pavilhão lateral foi implantada uma Usina Solar Fotovoltaica de 10,5 kWp, do tipo “on-grid”, que opera conectada à rede pública, uma das primeiras deste tipo em uma residência privada em São Paulo. Além disso, foi instalado um sistema de aquecimento solar da água convencional. No jardim posterior, onde havia uma grande e profunda piscina quase nunca utilizada, foi instalada uma cisterna de 10.000l para a coleta de água pluvial, a qual será reaproveitada no jardim e nos vasos sanitários. Em todos os espaços favoreceu-se a ventilação natural cruzada, estabelecendo maior conforto climático e reduzindo a necessidade do uso de ar-condicionado. 

Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Cerca, Fachada, Jardim, Aido
© Nelson Kon

No tocante aos acabamentos, buscamos recuperar e estabelecer um diálogo com as características originais da edificação, valorizando-as e complementando-as. As pastilhas de porcelana originais e as pedras ao lado da porta de entrada social foram limpas, recuperadas e complementadas. Para o pavilhão foi especialmente encomendado um mural de azulejos do artista brasileiro Alexandre Mancini, feito de azulejos cerâmicos brancos com pintura metálica de platina.

Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura - Fachada, Jardim, Janela, Aido
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência no Campo Belo / Jamelo Arquitetura" 08 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881767/residencia-no-campo-belo-jamelo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.