Museu do Violino e Auditório Giovanni Arvedi / ARKPABI | GIORGIO PALU’ E MICHELE BIANCHI ARCHITETTI

Museu do Violino e Auditório Giovanni Arvedi / ARKPABI | GIORGIO PALU’ E MICHELE BIANCHI ARCHITETTI

© Roland Halbe© Roland HalbeRender Interno 01Croquis - Elevação+ 25

Cremona, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: CMS – Costruzioni metalliche sospiresi, COEMAR, Caloi, Euphon, Goppion, Immobiliare Raffaella, Ori & Bonetti, Risam for Show, Steel Group s.r.l., Tino Sana, Viabizzuno, Zumtobel
  • Colaboradores:Arq. Nicola Bignardi, Arq. Alessia Antonioli, Arq. Silvia Morassi, Arq. Martina Varoli, Arq. Davide Andrea Nolli, Arq. Marcello Cesini, Arq. Alessandra Dall’Ara, Arq. Francesca Gallina, Arq. Ilaria Falabella, Arq. Sabrina Bacchi
  • Engenharia Estrutural:Eng. Mario Galli
  • Instalações Mecânicas, Elétricas E Hidráulicas:Studio Associato Perlini
  • Engenharia Civil:Eng. Mario Galli
  • Proprietário:FONDAZIONE GIOVANNI ARVEDI E LUCIANA BUSCHINI
  • Arquitetos Responsáveis:Giorgio Palù, Michele Bianchi
  • Acústica:NAGATA ACOUSTIC
  • Consultoria Iluminação:Aldo Gennari
  • Cidade:Cremona
  • País:Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido como uma forma de expressar a beleza dos instrumentos, o Auditório surge para representar a grande tradição musical, mas também para enfrentar o futuro da música. O resultado é um projeto fluido feito de volumes suaves, linhas sinuosas perseguindo uma às outras e desenhando uma grande escultura orgânica que expressa a propagação das ondas sonoras.

Croquis - Interior
Croquis - Interior

Um projeto paralelo: arquitetura e som, revelando uma sequência de formas, volumes e visuais: o ponto focal é o palco central, para onde vai imediatamente toda a atenção. Uma importante escolha acústica e arquitetônica que consolida todas as visuais, quase fazendo uma referência ao teatro Weimar. O som se origina no palco circular no nível inferior do grande salão, um espaço que atua como um ímã para o público, trazendo toda a atenção para o evento musical e tornando sua imagem totalmente central. O público é "envolvido" pelos músicos, o diálogo que é criado entre eles produz um forte impacto emocional e permite uma nova experiência que vai além do conceito clássico de concerto.

© Roland Halbe
© Roland Halbe
© Roland Halbe
© Roland Halbe

A arquitetura é feita para despertar emoções, mas a acústica, estudada pelo engenheiro acústico Yasuhisa Toyota, também se tornou um ponto forte do auditório. A arquitetura tenta "capturar" o som para traduzi-lo em uma imagem; a música, de natureza efêmera, torna-se substância: permanente e efêmera em um diálogo atemporal num lugar que celebra os instrumentos de cordas.

© Roland Halbe
© Roland Halbe
Croquis Conceitual
Croquis Conceitual

Há fluidez e organicidade dos espaços arquitetônicos; o material vivo e vibrante moldado seguindo linhas curvas contrasta com a definição regular e estéril da sala retangular que abriga o Auditório, como uma caixa que ao se abrir revela suas surpresas. Uma ideia básica: construir paralelamente uma identidade entre som e arquitetura, num espaço que parece cristalizar as ondas sonoras.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Um palácio de muitas surpresas e maravilhas: mecanismos em uma arquitetura que é construída unindo a suavidade e a plenitude dos materiais, definidos nas concatenações fluidas dos espaços destacando curvas abertas e fechadas que fazem as superfícies vibrarem e girarem; uma arquitetura que reside em vistas abertas e vislumbres, concentração e essência inventiva.

Corte H-H
Corte H-H
Corte L-L
Corte L-L

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cremona, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu do Violino e Auditório Giovanni Arvedi / ARKPABI | GIORGIO PALU’ E MICHELE BIANCHI ARCHITETTI" [Violin Museum and Auditorium Giovanni Arvedi / ARKPABI | GIORGIO PALU’ E MICHELE BIANCHI ARCHITETTI] 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881703/museu-do-violino-e-auditorio-giovanni-arvedi-arkpabi-giorgio-palu-e-michele-bianchi-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.