Adega Herdade do Freixo / Frederico Valsassina Arquitectos

Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - JanelaAdega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 3 de 37Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 4 de 37Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 5 de 37Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Redondo, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1941
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gyptec
  • Arquiteto Responsável: Frederico Valsassina Arquitectos
  • Autores: Frederico Valsassina, Susana Meirinhos
  • Colaboradores: Henrique Oliveira, Rita Gavião, Diana Mira
  • Interiores: Marta Valsassina
  • Especialidades: ADF – Estruturas e Hidráulicas, GET – AVAC, Raul Serafim & Associados – Electricidade e Segurança
  • Construtor: Casais
  • Cidade: Redondo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 3 de 37
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A herdade do Freixo, com cerca de 300ha, e 26ha de vinha apresenta-se como uma paisagem tipicamente alentejana, ondulante, diversificada e com interessantes pontos de vista sobre a envolvente. Pontuada por aglomerados de zambujeiros, oliveiras e azinheiras, concentra ainda numa das suas elevações um Monte, identificado por construções tipicamente rurais que o definem.

A morfologia do terreno existente foi assim determinante para a definição do projeto, tornando-se imperativo mante-la inalterada ainda que sujeita a uma intervenção com este volume de construção. Toda e qualquer intervenção não poderia pôr nunca em causa o equilíbrio encontrado no local. A Adega surge assim na continuidade da paisagem, fundindo-se com toda aquela extensão.

Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 5 de 37
© Fernando Guerra | FG+SG
Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 33 de 37
Plantas
Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Iluminação
© Fernando Guerra | FG+SG

O cruzamento funcional, a relação interior/exterior e natural/artificial denunciam a existência de um pressuposto interior, com o qual não temos contacto visual imediato. Surge como um acidente artificial cujo anonimato se vai perdendo à medida que se percorre permitindo circuitos diferenciados que se cruzam no cerne da intervenção, o pátio central, elemento aglutinador de todas as circulações.

Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Iluminação, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 35 de 37
Cortes
Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Prateleira, Escada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

Apostou-se assim numa transição fluida e sequencial dos espaços que se pretende que comuniquem física e visualmente. Estes sucedem-se, proporcionando, à semelhança do que acontece na topografia da herdade, vistas sobrepostas, diversificadas, que indiciam que existe mais para além do que está diretamente ao nosso alcance. A linguagem depurada das formas arquitetónicas tira assim partido do efeito cénico do edificado, cativando o visitante e convencendo-o a percorrer a totalidade dos espaços de modo a se perceber o todo e entender a hierarquização funcional entre eles, distinguindo e individualizando cada uma das zonas industriais e sociais que o compõem.

Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 30 de 37
© Fernando Guerra | FG+SG

Na produção, a opção de enterrar a Adega, projetando-a em vários pisos a mais de 40m de profundidade, permitiu que se utilizasse a força gravítica no processo de vinificação, respeitando assim as massas vínicas e utilizando as mais avançadas e inovadoras técnicas de enologia. Foi ainda possível por este motivo criar as melhores condições térmicas para a conservação dos vinhos dada a redução da amplitude térmica e aos valores baixos de temperatura.

Adega Herdade do Freixo  / Frederico Valsassina Arquitectos - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Redondo, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Adega Herdade do Freixo / Frederico Valsassina Arquitectos" 11 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881409/adega-herdade-do-freixo-frederico-valsassina-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.