Residência Los Peumos / Carlos Torres Alcalde

Residência Los Peumos / Carlos Torres Alcalde - Mais Imagens+ 19

Concón, Chile
  • Arquitetos: Carlos Torres Alcalde; Carlos Torres Alcalde
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ernesto Panatt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Añihue, InterLight
  • Outros Participantes: Rodrigo Aspillaga, Consuelo Alfaro, Armando Castro
  • Cidade: Concón
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Ernesto Panatt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se localiza no setor "Los Romeros", Concón, o qual em suas origens teve um caráter de balneário e que agora encontra-se em plena etapa de renovação devido ao rápido crescimento das primeiras moradias na V Região, o que geograficamente ocorre na zona norte e centro da mesma. 

Planta

O requerimento constitui em uma modificação e ampliação de uma antiga casa sólida de um pavimento em Concón, para abrigar uma família jovem com dois filhos. 

Planta

Como critério se estabeleceu manter o pátio frontal, aproveitando a orientação para o norte, optando ampliar a casa para um segundo nível.

© Ernesto Panatt

No primeiro nível conservou-se o máximo da construção, reforçando certos pontos da estrutura para suportar o novo, demolindo e modificando somente o necessário. Abriram-se novos vãos interiores para gerar maior espacialidade e iluminação e, assim, comunicar o acesso e a sala de jantar com os novos espaços de estar. O desenho do terraço afirma a continuidade da casa ao exterior e converte-se em uma segunda sala de jantar. Também ampliou-se a cozinha incluindo um espaço para refeições diárias e a parte coberta da marquise como área de serviço.

© Ernesto Panatt

A área privativa da residência passou ao segundo nível deixando os novos dormitórios orientados em sua maioria para o norte, favorecendo a insolação e as vistas ao pátio. O dormitório principal conta com um terraço que avança sobre a churrasqueira, gerando um espaço protegido e semi-aberto que pode ser utilizado em todas das épocas do ano. Foi proposta uma treliça de madeira como filtro para o exterior que percorre o projeto como uma faixa desde o acesso em forma de deck, subindo ao segundo nível como varanda do terraço e limita a churrasqueira em forma de beiral.

© Ernesto Panatt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Los Peumos / Carlos Torres Alcalde" [Casa Los Peumos / Carlos Torres Alcalde] 21 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881365/residencia-los-peumos-carlos-torres-alcalde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.