Clássicos da Arquitetura: Residência Willey / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Residência Willey / Frank Lloyd Wright - Mais Imagens+ 7

Minneapolis, Estados Unidos

Concluída em 1934, a Residência Willey de Frank Lloyd Wright é frequentemente descrita como a fusão de seus dois estilos mais conhecidos, Pradaria e Usoniano. De fora, possui muitas das mesmas qualidades visuais de seus projetos mais antigos, mas também outras implicações de seu estilo em desenvolvimento na época. 

Cortesia de Willey House Website

Malcom Willey e sua esposa, Nancy, tinham planos de construir uma nova casa, e inicialmente estavam considerando construir uma "casa pré-fabricada". Enquanto eles começaram a aprender mais sobre esse tipo de habitação, Malcom trouxe para casa uma cópia do livro "An Autobiography", da Universidade de Minnesota, o que impressionou tanto Nancy que ela sentiu que Frank Lloyd Wright deveria ser seu arquiteto.

Cortesia de Willey House Website

O casal enviou uma carta perguntando se estaria disposto a fornecer-lhes uma "criação de arte" com um orçamento de cerca de US$ 8.000, mas, pensando que ele não estaria interessado em uma pequena comissão, eles também pediram o nome de um arquiteto local que ele recomendaria. Surpreendidos por sua resposta,  ficaram entusiasmados ao saber que Wright participaria do seu novo projeto residencial.

Cortesia de Willey House Website

Seu primeiro projeto acabou saindo muito caro. Algumas revisões e redesenhos levaram ao segundo projeto, mais modesto, com 110 metros quadrados e custando cerca de US$ 10.000. É construída principalmente em tijolos vermelhos e madeira de cipreste, com a intenção geral de manter conexões visuais entre todos os espaços centrais. Para fazer isso, a sala de estar e a sala de jantar foram unificadas em um único espaço, enquanto a cozinha era separada delas por um pequeno grupo de prateleiras. Um corredor alinhado com prateleiras leva ao escritório, um pequeno dormitório, banheiro e o dormitório principal.

Os arredores da casa são tão bonitos como o interior, com as portas de vidro da parede sul da sala permitindo vistas para o ambiente natural. Na forma de um triângulo, um terraço de tijolos alinha as paredes da casa. Acima, descansa uma treliça que facilita a transição do interior para o exterior. O projeto de Wright era um novo conceito, um passo importante para a compartimentação da casa baseadas nas funções.

Cortesia de Willey House Website

O estilo da Residência Willey é muitas vezes considerado uma ponte entre as casas de estilo da Pradaria e suas casas posteriores de estilo Usoniano.

Em 1963, Willey vendeu a casa a uma família diferente, que mais tarde venderia ela a um aficionado de Wright que ocupava a casa ocasionalmente.

Cortesia de Willey House Website

A residência foi eventualmente vendida aos proprietários atuais, e após a compra eles perceberam que a casa necessitava de um restauro urgente. Atualmente, ela é apenas visível da via pública, pois permanece privada.

Cortesia de Willey House Website

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Sveiven, Megan. "Clássicos da Arquitetura: Residência Willey / Frank Lloyd Wright" [AD Classics: AD Classics: Willey House / Frank Lloyd Wright] 09 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881234/classicos-da-arquitetura-residencia-willey-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.