O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Visitantes
  4. Hungria
  5. Ferdinand and Ferdinand Architects
  6. 2016
  7. Centro de Ciclismo / Ferdinand and Ferdinand Architects

Centro de Ciclismo / Ferdinand and Ferdinand Architects

  • 11:00 - 22 Outubro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Centro de Ciclismo / Ferdinand and Ferdinand Architects
Centro de Ciclismo / Ferdinand and Ferdinand Architects, © Andrea Balazs
© Andrea Balazs

© Andrea Balazs © Andrea Balazs © Andrea Balazs © Andrea Balazs + 46

© Andrea Balazs
© Andrea Balazs

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 10-15 anos, o tema da mobilidade ganhou impulso na arquitetura contemporânea húngara. Muitos jovens arquitetos perceberam que uma tarefa importante da próxima geração de arquitetos(as)/engenheiros(as) e urbanistas será a redefinição e reestruturação da infraestrutura urbana existente. A arquitetura e a mobilidade terão implicações não só nos sistemas de trânsito (meios de transporte) do século 21, mas também terão impacto nos espaços sociais, parques públicos, entre outros.

Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento

Isso significa que uma crescente porcentagem das novas gerações de arquitetos(as) estarão envolvidas na formação e no desenho das novas redes urbanas, em oposição às tarefas tradicionais de projeto de edifícios comerciais, públicos ou propriedades residenciais.

© Andrea Balazs
© Andrea Balazs

Embora a cidade de Tiszafüred seja considerada a capital da região do Lago Tisza, e também o centro da sub-região ecoturística de North Alföld, tem relativamente poucos pontos ou edifícios que merecem destaque de uma perspectiva claramente arquitetônica. Um deles, nas proximidades, é o Hotel Tisza Balneum (obra de Ferdinand Architects, 2004-2008).

Corte
Corte

Talvez por isso que meu primeiro encontro com o centro de ciclismo foi uma surpresa. Chegamos na estrada principal vindo de Debrecen e por milhas e milhas não há nada para ver senão os deslumbrantes aviões de Hortobágy. Quando chegamos a Tiszafüred e atravessamos a ferrovia, bastante inesperadamente, já vimos o novo edifício.O efeito psicológico é muito diferente daquele causado por outros tipos de arranha-céus - os quais os visitantes podem ver de longe - aqui ele aparece totalmente do nada, depois de virar uma ou duas ruas no centro da cidade, você se depara com uma edificação isolada, com contornos surpreendentes e branca como a neve.

© Andrea Balazs
© Andrea Balazs

Para os amantes da arquitetura contemporânea, é bastante óbvio que o Centro de Ciclismo projetado por Ferdinand Architects pode ter se inspirado nos exemplos holandeses ou dinamarqueses de instalações de bicicletas urbanas. A própria rua também se torna a estrutura do edifício, subindo em espiral lentamente e, finalmente, se conectando a ele no topo - onde a área de entrada do Pavilhão está localizada.

Planta - 2º Pavimento
Planta - 2º Pavimento

Este conceito foi bem desenvolvido em Tiszafüred, a conexão do corpo central e as espirais são mais soltas, menos calculadas, menos regulares. Os caminhos que levam os ciclistas para cima estão cobertas com telhados verdes em certas partes e estabelecem a conexão funcional entre os níveis do edifício. Os três andares têm três funções distintas: o piso térreo abriga uma área para aluguel de bicicletas e a função de serviço, banheiros e chuveiros estão localizados no segundo andar, enquanto o último pavimento abriga um café e uma área de informações. Daqui, você pode desfrutar das belas vistas do Lago Tisza.

© Andrea Balazs
© Andrea Balazs

Um dia típico de uso do programa do edifício é mais ou menos assim: famílias ou grupos de turistas chegam de carro ou de ônibus na área fechada de estacionamento, pegam as bicicletas próprias ou alugadas, se precisam de alguma informação, contatam a pessoa no balcão de informações, e então partem para a ciclovia de 50 km (aproximadamente 30 milhas). Quando eles retornam no final do dia, eles podem tomar banho, trocar de roupa, consertar ou fazer alguma manutenção em suas bicicletas, comer no café, relaxar e continuar seu passeio.

O edifício pode parecer um pouco exagerado ou com uma forma muito moderna à primeira vista, uma vez que o estilo e a escala do edifício poderiam ser considerados mais adequados para uma situação urbana mais densa - como nos exemplos citados acima.

© Andrea Balazs
© Andrea Balazs

Por outro lado, não podemos esquecer que o objetivo do arquiteto foi também criar um local simbólico, que também atua como uma ferramenta de marketing para a cidade, uma vez que sua forma incomum é fácil de lembrar e distingue claramente Tiszafüred de outros destinos turísticos.

Planta - 3º Pavimento
Planta - 3º Pavimento

Este edifício não serve apenas para as necessidades funcionais dos ciclistas, mas visa ser o símbolo dos projetos de desenvolvimento turístico da região, que pode também se tornar o símbolo do turismo de bicicleta na Hungria, em geral.

© Andrea Balazs
© Andrea Balazs

Em resumo, a estrutura é dinâmica e arrojada (flutuante), que reflete o prazer de pedalar, e o prazer do movimento não se torna uma provocação, pelo contrário, é um gesto arquitetônico brilhante, capaz de comunicar um grande desenvolvimento turístico a todas as camadas da sociedade.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Ferdinand and Ferdinand Architects
Escritório
Cita: "Centro de Ciclismo / Ferdinand and Ferdinand Architects" [Cycling Center / Ferdinand and Ferdinand Architects] 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881116/centro-de-ciclismo-ferdinand-and-ferdinand-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.