Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 2 de 26Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 3 de 26Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 4 de 26Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 5 de 26Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Mais Imagens+ 21

Kärna, Suécia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  163
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mikael Olsson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Falu Rödfärg
  • Arquiteto Principal: Andreas Lyckefors
  • Equipe De Projeto: Per Bornstein, Johan Olsson, Caroline Jokiniemi, Viktor Stansvik, Monica Warwick, Emil Lundin, Edvard Nyman
  • Desenhos: Bornstein Lyckefors
  • Cliente: Privado
  • Cidade: Kärna
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 9 de 26
© Mikael Olsson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência foi construída para uma pessoa com grande interesse em música, navegação e natureza. Ela está localizada a meia hora ao norte de Gotemburgo, na costa sueca oeste no limite com as terras agrícolas. 

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 7 de 26
© Mikael Olsson
Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 21 de 26
Planta 01
Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 3 de 26
© Mikael Olsson

O contexto possui um legado histórico muito específico que sofreu um incêndio há alguns anos e nunca foi reconstruído, mas acabou influenciando no desenho. A nova residência é um espaço volumoso e com grandes portas.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 13 de 26
© Mikael Olsson

O cliente, um pai solteiro de dois, queria uma casa aberta e social de dois pavimentos. Ele queria um lar que pudesse se misturar e se tornar parte do terreno e seus arredores, mas que também possuísse uma riqueza espacial própria.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 8 de 26
© Mikael Olsson
Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 26 de 26
Detalhe em Corte

O conceito do projeto é uma seção aberta através de toda a residência. Assim como a planta aberta permite que os dormitórios se entrelacem entre os dois pavimentos.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 12 de 26
© Mikael Olsson

O térreo tem um pavimento de concreto perfeitamente contínuo no exterior, enquanto os outros pavimentos têm diferentes alturas e formatos.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 4 de 26
© Mikael Olsson

Sem perder espaço vital, a laje do térreo é deslocada verticalmente para criar contato entre os pisos e permitir que a luz se espalhe profundamente pela diagonal na residência.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 2 de 26
© Mikael Olsson

Além do hall de entrada, banheiro, cozinha e sala de estar, o térreo também inclui uma passagem com um nicho projetado como um sofá-cama. O espaço funciona como um cubículo para as crianças ou como uma área adicional de leitura e relaxamento mais isolada da sala de estar que é, por sua vez, aberta e integrada.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 19 de 26
Diagrama

Na sala de estar, existe uma prateleira construída no local em madeira compensada. A madeira é um dos dois materiais que definem a casa. O teto, as peças com vigas expostas, móveis construídos, algumas paredes e as escadas são todas feitas de madeira. As outras superfícies e toda a cozinha estão decoradas com uma placa de madeira cinza escuro (Valchromat).

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 16 de 26
© Mikael Olsson

Uma escada começa na cozinha e chega até o segundo pavimento. Uma sala de pé-direito duplo e orientada verticalmente redireciona o fluxo espacial para a parte superior da sala de estar e para uma varanda com vista para o oeste. A espiral ascendente finalmente termina no dormitório principal que praticamente ergue-se sobre a sala de estar.

Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors - Imagem 5 de 26
© Mikael Olsson

Originalmente publicado em 10 Outubro, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para um Baterista / Bornstein Lyckefors" [House for a Drummer / Bornstein Lyckefors] 13 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880955/residencia-para-um-baterista-bornstein-lyckefors> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.