Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos

Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos - Mais Imagens+ 44

Valencia, Espanha
  • Arquitetos: Gallardo Llopis Arquitectos; Gallardo Llopis Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  233
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Germán Cabo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Andreu World, Corian, Flos, Guardian Glass, JUNG, Levantina, Parex-Group, Placo
  • Construtora: BFM Aedificatoria
  • Gestão E Controle: Emmanuel García Menguzzato
  • Infografias: 3D Visual Effects
  • Técnicos: Emilio Molina Guillem, José Luis Iniesta Jiménez
  • Acústica E Térmica: Ana Llopis Reyna | ACARMA
  • Paisagismo: Rafael Barrera Valero
  • Filmagem: Alfonso Calza
  • Mobiliário: Andreu World
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Gallardo Llopis, Javier Gallardo Llopis, José Luis Gallardo Blanquer
  • Equipe De Projeto: Fernando Usó Martín, María Mequita Vidal, Ana Pérez Recatalá, Raúl Sol Jódar Alba Luengo Moreno, Sergio Noverges Bellmunt, Noelia Marzo García
  • Cidade: Valencia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Germán Cabo

O lugar, o mirante e as oliveiras

Um terreno de limites irregulares com grande desnível, em meio à uma série de terraços que sustentam um grande número de oliveiras de idade intermediária. No horizonte, as vistas livres a um vale... a residência como um lugar onde é possível relaxar e descansar talvez, inclusive, isolar-se do mundo... um oásis. 

© Germán Cabo

O projeto assume a modulação dos terraços e árvores existentes, situando-se  como um mirante sobre as copas das oliveiras. Busca-se a imagem da paisagem como lugar ideal quase de um modo romântico. A proposta nasce da busca por um lugar onde admirar o vale e as montanhas, aproveitando a inclinação natural do terreno. 

© Germán Cabo

A residência converte-se, em consequência, em um novo espaço de integra os cômodos habitáveis, funcionando como um mirante sobre as oliveiras pré-existentes que dotam de qualidade paisagística o espaço. 

© Germán Cabo
Planta - Térreo
© Germán Cabo
Corte Transversal
© Germán Cabo

A orientação da moradia garante uma boa insolação durante todo o dia. Um potente beiral ao sul protege do intenso sol do verão, mas permite a incidência solar no inverno. A piscina, com vibrantes reflexos da superfície da água, multiplica o entorno, diluindo-se nele, atuando como prolongação do mirante, um lugar idôneo, desde onde contempla-se o por-do-sol. O acesso à residência, formalmente mais opaco, é feito desde a via noroeste. Um muro de pedra sinaliza e emoldura o acesso, dotando de privacidade o percurso até o interior. 

© Germán Cabo

No interior, a sala de estar/jantar e cozinha funcionam como peça central diáfana, conectando-se com o corredor, que graças à pele transparente lateral abre-se à um jardim sob a claraboia. O dormitório principal desfruta de uma orientação única, sudoeste, garantindo sua necessária privacidade. Um beiral permite prolongar ainda mais o espaço interior e emoldurar as vistas a uma área privativa do jardim, com a presença dominante de uma velha oliveira, um jardim dentro do dormitório.

© Germán Cabo

O projeto procura transmitir sensações, não somente através da sua forma ou volumetria, mas também através da sua materialidade. Cada um dos materiais aborda uma textura, um brilho, uma impressão, gerando uma atmosfera única. Utiliza-se a pedra seca, a madeira, a argamassa e o vidro como elementos básicos. A pedra materializa os muros que se alongam para mais além da moradia, potencializando a sensação de robustez vinculando-os com os terraços originais. 

© Germán Cabo

A madeira, presente maioritariamente no acesso, outorga a calidez e sua disposição em finas faixas de madeira, pretendendo gerar uma sensação de leveza e elegância. A volumetria, como se tratasse de um bloco de gesso esculpido, é apresentada em uma argamassa branca contínua, criando o efeito de peça unitária e sólida. A cor branca potencializa a luminosidade da residência. Os grandes vidros fazem com que a luz invada a moradia e torne possível contemplar as vistas desde o interior. 

© Germán Cabo

A implementação da moradia, junto com a continuidade interior-exterior dos espaços e as emoções que evocam os materiais escolhidos remetem ao conceito pretendido de mirante sobre as oliveiras existentes, desde onde é possível admirar as amplas vistas ao vale potencializadas pelos reflexos da água.

© Germán Cabo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos" [House on the Olive Trees / Gallardo Llopis Arquitectos] 03 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880267/residencia-sobre-as-oliveiras-gallardo-llopis-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.