O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Gallardo Llopis Arquitectos
  6. 2016
  7. Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos

Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos

  • 21:00 - 3 Outubro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos
Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos, © Germán Cabo
© Germán Cabo

© Germán Cabo © Germán Cabo © Germán Cabo © Germán Cabo + 49

  • Arquitetos

  • Localização

    Valencia, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Carlos Gallardo Llopis, Javier Gallardo Llopis, José Luis Gallardo Blanquer
  • Equipe de Projeto

    Fernando Usó Martín, María Mequita Vidal, Ana Pérez Recatalá, Raúl Sol Jódar Alba Luengo Moreno, Sergio Noverges Bellmunt, Noelia Marzo García
  • Área

    233.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Germán Cabo
© Germán Cabo

O lugar, o mirante e as oliveiras

Um terreno de limites irregulares com grande desnível, em meio à uma série de terraços que sustentam um grande número de oliveiras de idade intermediária. No horizonte, as vistas livres a um vale... a residência como um lugar onde é possível relaxar e descansar talvez, inclusive, isolar-se do mundo... um oásis. 

© Germán Cabo
© Germán Cabo

O projeto assume a modulação dos terraços e árvores existentes, situando-se  como um mirante sobre as copas das oliveiras. Busca-se a imagem da paisagem como lugar ideal quase de um modo romântico. A proposta nasce da busca por um lugar onde admirar o vale e as montanhas, aproveitando a inclinação natural do terreno. 

© Germán Cabo
© Germán Cabo

A residência converte-se, em consequência, em um novo espaço de integra os cômodos habitáveis, funcionando como um mirante sobre as oliveiras pré-existentes que dotam de qualidade paisagística o espaço. 

© Germán Cabo
© Germán Cabo
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Germán Cabo
© Germán Cabo
Corte Transversal
Corte Transversal
© Germán Cabo
© Germán Cabo

A orientação da moradia garante uma boa insolação durante todo o dia. Um potente beiral ao sul protege do intenso sol do verão, mas permite a incidência solar no inverno. A piscina, com vibrantes reflexos da superfície da água, multiplica o entorno, diluindo-se nele, atuando como prolongação do mirante, um lugar idôneo, desde onde contempla-se o por-do-sol. O acesso à residência, formalmente mais opaco, é feito desde a via noroeste. Um muro de pedra sinaliza e emoldura o acesso, dotando de privacidade o percurso até o interior. 

© Germán Cabo
© Germán Cabo

No interior, a sala de estar/jantar e cozinha funcionam como peça central diáfana, conectando-se com o corredor, que graças à pele transparente lateral abre-se à um jardim sob a claraboia. O dormitório principal desfruta de uma orientação única, sudoeste, garantindo sua necessária privacidade. Um beiral permite prolongar ainda mais o espaço interior e emoldurar as vistas a uma área privativa do jardim, com a presença dominante de uma velha oliveira, um jardim dentro do dormitório.

© Germán Cabo
© Germán Cabo

O projeto procura transmitir sensações, não somente através da sua forma ou volumetria, mas também através da sua materialidade. Cada um dos materiais aborda uma textura, um brilho, uma impressão, gerando uma atmosfera única. Utiliza-se a pedra seca, a madeira, a argamassa e o vidro como elementos básicos. A pedra materializa os muros que se alongam para mais além da moradia, potencializando a sensação de robustez vinculando-os com os terraços originais. 

© Germán Cabo
© Germán Cabo

A madeira, presente maioritariamente no acesso, outorga a calidez e sua disposição em finas faixas de madeira, pretendendo gerar uma sensação de leveza e elegância. A volumetria, como se tratasse de um bloco de gesso esculpido, é apresentada em uma argamassa branca contínua, criando o efeito de peça unitária e sólida. A cor branca potencializa a luminosidade da residência. Os grandes vidros fazem com que a luz invada a moradia e torne possível contemplar as vistas desde o interior. 

© Germán Cabo
© Germán Cabo

A implementação da moradia, junto com a continuidade interior-exterior dos espaços e as emoções que evocam os materiais escolhidos remetem ao conceito pretendido de mirante sobre as oliveiras existentes, desde onde é possível admirar as amplas vistas ao vale potencializadas pelos reflexos da água.

© Germán Cabo
© Germán Cabo

Ver a galeria completa

Cita: "Residência sobre as Oliveiras / Gallardo Llopis Arquitectos" [House on the Olive Trees / Gallardo Llopis Arquitectos] 03 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880267/residencia-sobre-as-oliveiras-gallardo-llopis-arquitectos> ISSN 0719-8906