Reforma de uma residência em Castelldefels / ARQUITECTURA-G

Reforma de uma residência em Castelldefels  / ARQUITECTURA-G - Mais Imagens+ 14

Castelldefels, Espanha
  • Arquitetos: ARQUITECTURA-G; ARQUITECTURA-G
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Arquitetos Encarregados: Jonathan Arnabat, Jordi Ayala-Bril, Aitor Fuentes, Igor Urdampilleta)
  • Cidade: Castelldefels
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar localiza-se em uma ladeira pontuada por casas com vistas ao mar. Trata-se de uma edificação dos anos 70 com características fortes. A distribuição, muito compartimentada, não se adequava às necessidades dos clientes. Além de viver na casa, eles desejavam trabalhar nela, e também dispor de uma área com certa independência para seus filhos adolescentes. O projeto consistiu em uma reforma interior que adequasse a casa ao novo programa funcional.

Maquete

A residência conta com dois pavimentos e possui uma escada em uma posição central, de modo que ela divide cada andar em 2 áreas de tamanho similar. Originalmente, era muito luminosa, com uma infinidade de janelas e pequenas varandas orientadas ao sul. O projeto propõe uma distribuição mais aberta que aproveita esses pontos de partida.

© José Hevia
© José Hevia

A intervenção reivindica seu lugar, destacando-se da preexistência em relação as geometrias e materiais (piso contínuo, móveis triangulares, portas articuladas), mas também utiliza os recursos da preexistência, reaproveitando e movendo janelas e brincando com o cromatismo da madeira original.

© José Hevia

No lado leste da escada do pavimento de acesso, localiza-se a área dos filhos: uma sequência de dormitórios ao redor de um grande distribuidor que funciona como sua própria sala de estar. Cada dormitório tem um cômodo anexo, como um estúdio e é possível regular o grau de conexão com sua área comum mediante um sistema de portas interrompidas na metade de sua altura, como as de um estábulo. 

© José Hevia

O lado oeste do pavimento de acesso contém a cozinha e um espaço para as salas de estar e jantar, relacionadas com a cozinha por meio de um pé-direito duplo.

© José Hevia

O local destinado ao escritório era uma varanda que foi coberta com uma claraboia, enquanto o restante do pavimento superior, separado do escritório pela escada, foi destinado aos pais da família.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de uma residência em Castelldefels / ARQUITECTURA-G" [Reforma de una vivienda en Castelldefels / ARQUITECTURA-G] 30 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880026/reforma-de-uma-residencia-em-castelldefels-arquitectura-g> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.