Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 2 de 32Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 3 de 32Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 4 de 32Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 5 de 32Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bailey, Forster, Gustafs, Inasus, Optima, SAS International, Schüco
  • Diretor De Projeto: Warren Jukes
  • Arquiteto Do Projeto: Tim Cornbill
  • Associado Técnico: Mark O’Donnell
  • Arquitetos Responsáveis: Gareth Evans, Matt Lucas, Spencer John, Jenny Song, Jas Bal
  • Engenharia De Serviços: Couch Perry Wilkes
  • Engenharia Da Fachada: Buro Happold
  • Orçamentos: Currie & Brown
  • Arquitetura Paisagística: Churchman
  • Acústica: Ramboll
  • Construção: Carillion
  • Fachada: Inasus
  • Serviços E Instalações: NG Bailey
  • Estrutural Concreto: Morrisroe
  • Mobiliário: Broadstock
  • Engenharia Estrutural: ARUP
  • Cidade: West Midlands
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 19 de 32
© Tim Cornbill

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um estudo de viabilidade de Associated Architects concluiu que um novo edifício seria a melhor opção para as atuais necessidades da Universidade de Birmingham - ao invés de uma reforma do edifício existente. A demolição da biblioteca de 1950 vai criar um coração verde no campus, melhorando tanto a circulação e a implantação dos edifícios históricos. A nova biblioteca tem uma colunata frontal aberto à este espaço, no centro da Universidade, interagindo com a área verde.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 5 de 32
© Tim Cornbill

O projeto foi desenvolvido focando no usuário ao invés da coleção da biblioteca, com circulação natural e intuitiva. A planta é seccionada por uma via central de circulação que percorre o eixo norte-sul. A partir dela foi desenvolvido o planejamento interno, criando locais de estudos silenciosos no perímetro do edifício, totalizando 17 mil m² dispostos por seis pavimentos com uma série de vazios de iluminação que percorrem todo o edifício. A porção angulada do edifício à oeste está alinhada com a nova via circular, com a via férrea e o canal ao fundo. Esta disposição explora as vistas e maximiza a presença do conjunto visto da ferrovia.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 3 de 32
© Tim Cornbill

A nova biblioteca possui uma estética contemporânea, com um alto grau de superfícies em vidro, maximizando as vistas internas e externas e para alcançar um nível ótimo de luz natural nas áreas de estudo localizadas. Painéis de alumínio e brises automatizados acrescentam uma camada de detalhes nas fachadas, com revestimento cerâmico nos núcleos internos. A importância da esquina sudeste ao lado do Centro Universitário é enfatizada pela torre, orientada para a histórica torre do relógio da Universidade.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 31 de 32
Axonometria Expandida

Localizado no térreo estão um café e um espaço de átrio de planta livre que pode ser utilizado para exposições e eventos, evidenciando a pesquisa na Universidade. Instalações de livre acesso ocupam a metade do átrio térreo, e a outra parte é ocupada por mesas de computadores. O espaço de reserva está no subsolo, mantando o limite de altura do edifício e garantindo atividade no subsolo. Com 62 km de estantes de livros, e 12 km de estantes de livre acesso, a biblioteca proporciona um novo lar para milhares de livros e publicações da Universidade.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 10 de 32
© Tim Cornbill

A fachada do edifício foi exigida que seguisse uma série de critérios. Um equilíbrio necessário para utilizar o máximo de luz natural e evitar o aquecimento com os raios solares. Sombreamento ativo foi integrado para controlar a temperatura interna, criando uma fachada dinâmica ao edifício que varia em diferentes horas do dia. Elementos de proteção solar verticais na cor dourada acrescentam outra camada de sombreamento externo e criam um ritmo à fachada. Altos índices de isolamento foi necessário para cumprir com a redução de uso de energia em comparação com a biblioteca existente. A fachada utiliza um sistema Schuco FW60 aliados às persianas Schuco CTB.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 2 de 32
© Tim Cornbill

O concreto foi especificado para a estrutura de modo que agisse como massa térmica exposta, auxiliando na eficiência energética. Grandes áreas de beirais e todas as colunas foram expostas de modo que uma especificação detalhada foi produzida para garantir que o acabamento de maior qualidade fosse alcançado, aliados com restrições de número de buracos nas lajes e variações de superfície. Uma lavagem Kiem transparente foi aplicada ao concreto de todo o edifício para ajudar a proporcionar um acabamento consistente.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 28 de 32
Corte

Acústica era um dos fatores mais cruciais a serem considerados no projeto de uma biblioteca. Dois grandes átrios e os espaços de estudo reservado das periferias exigiam tratamentos específicos para que cumprisse com as exigências acústicas. A escadaria dourada no centro do edifício atua como um grande defletor acústico, com painéis metálicos perfurados que envolvem a estrutura, juntamente com painéis isolados que alinham o perímetro das bordas das lajes no átrio. Defletores acústicos metálicos estão localizados suspendidos por sobre as áreas de estudo do perímetro. Outros espaços de estudo variam de acordo com sua função: estudo individual, espaços de trabalho em grupo e espaços de estudo silenciosos, e por isso são tratados diferentemente, com uma combinação de defletores suspensos e forros acústicos, ajudando a proporcionar espaços confortáveis para que os alunos trabalhem.

Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects - Imagem 6 de 32
© Tim Cornbill

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Birmingham B15 2TT, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca da Universidade de Birmingham / Associated Architects" [University of Birmingham's Library / Associated Architects] 26 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879889/biblioteca-da-universidade-de-birmingham-associated-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.