Casa s/d nº01 / Vão

Casa s/d nº01 / Vão - Mais Imagens+ 35

Avaré, Brasil
  • Arquitetos: Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalle Piage, Inova, Marcenaria Godoy, Reka Iluminação, Vidraçaria Salgado
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa sem dono nº 01 é o primeiro projeto em três terrenos contíguos comprados pelo cliente com o intuito de construir casas de investimento em Avaré. Geralmente os projetos de habitações unifamiliares voltam-se para desejos e particularidades, mas, neste caso sendo o cliente apenas um intermediário até o futuro morador, programa e espaço deveriam ser flexíveis o bastante para que pudessem atender às mais diversas dinâmicas familiares.

© Pedro Kok

Todo o projeto foi pensado não como um objeto e sim como um percurso voltado ao interior com alternância entre espaços abertos e fechados, onde jogos de luz natural e reflexos se alteram conforme o horário e a época do ano. Vista externamente, a casa se apresenta como uma reentrância esculpida na massa construída, onde a parede inclinada dirige a perspectiva para o início do percurso.

© Pedro Kok
Planta
© Pedro Kok

A ausência de recuos obrigatórios no lote urbano de dimensões padrões [10.6 x 20m] permitiu que o projeto ocupasse toda a sua largura. Assim, ao invés de um objeto solto com planta estreita e pequenos recuos laterais, a casa térrea passou a ter melhores proporções espaciais e áreas externas mais concentradas e proveitosas.

Corte Longitudinal

O pequeno declive de 60cm no terreno fora aproveitado para dividir o programa em dois níveis: o primeiro agrega as áreas sociais e de serviço, acessadas diretamente pela entrada, enquanto no segundo encontram-se as áreas privativas [quartos e banheiros], acessadas por uma escada. A entrada na casa se faz por um pé-direito mais baixo, nivelado pelo volume de concreto aparente que pode ser visto desde fora. O volume adentra a casa através de uma curva e se desenvolve para organizar os programas do lavabo, cozinha e área de serviço.

© Pedro Kok

As áreas de estar, jantar e cozinha são distribuídas por um pátio localizado no centro da planta que, envolto por grandes painéis de vidro, dilui os limites integrando-as visualmente. Tanto o pátio como a sua extensão, um piso rebaixado de ladrilhos hidráulicos, são cobertos por uma pérgula contínua composta de elementos vazados. Esses elementos foram pré-fabricados individualmente no canteiro e montados posteriormente com o intuito de facilitar a montagem e economizar formas e escoras. Essa técnica foi resgatada de estudos da obra de Rino Levi, onde o arquiteto utiliza os elementos pré-fabricados de concreto em residências na capital para criar entradas de luz em meio a laje.

© Pedro Kok

Por fim, a transição entre o espaço público e o privado se dá através de um jardim iluminado por triângulos de luz natural e arrematado por um banco junto à calçada que convida à uma prática muito comum nas cidades do interior: sentar e observar a rua.

© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa s/d nº01 / Vão" [Ownerless House nº 01 / Vão] 11 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879247/casa-s-d-no01-vao-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.