Compensar Sede Suba / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz

Compensar Sede Suba  / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz - Mais Imagens+ 12

Bogotá, Colômbia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18192
  • Fotógrafo
    Fotografías: Rodrigo Dávila
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Accesorios y Acabados, Ventanar, Vitelsa
  • Architect In Charge: Daniel Bonilla + Marcela Albornoz
  • Colaboradores: Alexander Roa, Francisco Ascencio, Santiago Molina, David Aponte, María Alejandra Echeverri, Paula Gutiérrez, Felipe Gómez, Guillermo Barahona, Adriana Hernández, Rodrigo Montoya, Mauricio Méndez, Juan Camilo Brito, Daniel Feldman, Daniel Mattolie, Juan Herrera, Fredy Ostos, Eduardo Varela, Christian Durango, Taller 301, Yenny Romero, Zulma Camacho, Miryam Giraldo, Betty Jejen.
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
©  Rodrigo Dávila

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto que prima pelas determinantes de implantação urbana, definindo assim a linguagem e a forma arquitetônica. O edifício recua para gerar uma praça urbana de acesso e se ergue para construir uma plataforma contínua do espaço público, articulada à rede global de áreas verdes e demais espaços públicos do bairro. Em essência, o projeto busca uma integração com a topografia como âmbito público, uma espécie de "piano mobile" onde flutua o volume do edifício. O espaço público deste plano é formado pela praça, um acesso sob o edifício, um ponto de atenção e informação, um jardim na parte posterior e as concessões comerciais. 

©  Rodrigo Dávila

É um edifício que se converte em um referencial do amplo bairro de Suba, na cidade de Bogotá. É um gesto inclusivo, que permite que toda a comunidade tenha acesso a diferentes serviços como saúde, recreação e esporte, e colabora com o problema que representa atualmente a mobilidade na cidade. Isso gera um sentido de pertinência especial pelo edifício e faz com que as pessoas se apropriem dele.

©  Rodrigo Dávila

O nível público, chamado de "Praça d'água", cria uma relação poética entre a praça pública e as piscinas localizadas no nível inferior. Aberturas no piso da praça, cobertas por panos ou cubos de vidro, trazem a atividade das piscinas até o nível público, permitindo interação visual entre os nadadores e transeuntes da praça, num interessante diálogo entre os dois domínios. O projeto reflete que a arquitetura deve poder estar composta à serviço da cidade. Isso está representado na praça como gesto de acolher as pessoas, envolvendo diretamente o edifício e aumentando a atividade das piscinas, conformando um novo e particular evento público para a cidade.

©  Rodrigo Dávila
Planta Nível 02
©  Rodrigo Dávila

A massa arquitetônica é construída em três partes: o volume enterrado com as piscinas e a área de estacionamentos, o transparente volume orgânico e recuado que contém o acesso e as áreas comerciais, e o prisma superior com espaço de bem estar, saúde e área administrativa. Este prisma separado de sua base é um volume simples que ao invés de competir com ela, complementa a praça com um tratamento de fachada bastante sóbrio. 

©  Rodrigo Dávila

O paisagismo é tratado com sutileza, através de um equilíbrio entre praça seca e extensivo jardim, com vegetação mais expressiva na lateral da praça e também na parte posterior da propriedade. As calçadas do perímetro foram receberam árvores de grande porte plantadas alinhadas com as vias. Os demais elementos e equipamentos urbanos completam o espaço e acompanham o cubo de vidro que se localiza na praça. 

©  Rodrigo Dávila

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Bogota, Colombia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Compensar Sede Suba / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz" [Compensar Sede Suba / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz] 20 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877802/compensar-sede-suba-daniel-bonilla-plus-marcela-albornoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.