Mimetismo: ver a arquitetura através das lentes do Instagram

Há anos o Instagram estabeleceu seu lugar como uma das plataformas visuais e sociais mais prolíficas. Em termos de arquitetura - fotógrafos de arquitetura, publicações digitais e plataformas de desenho floresceram aos olhos de milhões de pessoas. Desde pequenos escritórios até os stararchitects como Sir Norman Foster e Bjarke Ingels têm suas próprias contas de Instagram, nos permitindo uma espiada em sua vida e projetos futuros. Mas o que acontece com os edifícios quando vistos apenas através das lentes do Instagram? O que favorece a possibilidade de uma foto viralizar na plataforma? Nossoz vloggers favoritos de arquitetura #donotsettle, criaram um vídeo explorando a cidade de Roterdã através da lente do aplicativo (veja acima). Nós o comparamos com uma seleção rápida das postagens (georreferenciadas e tagueadas*) mais populares de arquitetura no Instagram para ver quais ferramentas eles usam para viralizar - veja-as a seguir:

Mimetismo: ver a arquitetura através das lentes do Instagram - Mais Imagens+ 6

*Nota = os números de publicação geradas a partir das tags não representam o número exato de quantas fotos existem, mas podem ser úteis para analisar o sucesso de certas fotografias. Os dados foram registrados no momento em que este artigo foi publicado, portanto, os números podem aumentar.

World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava

#Repost @nei.cruz ・・・ Oculus. 👁

A post shared by The Oculus WTC (@oculuswtc) on

#theoculus = 8660+ postagens

A foto em perspectiva captura o interior da "caixa torácica" do edifício de um lado para o outro.

via Instagram

The British Museum Court / Foster + Partners

#britishmuseum = 315,400+ postagens

via Instagram

Nem todas as postagens são da cúpula, mas se apresenta como um dos assuntos mais consistentemente fotografados e compartilhados.

Domo do Parlamento de Berlim / Foster + Partners

#reichstag = 176,270+ postagens

#bundestag = 90,300+ postagens

via Instagram

Jewish Museum Floor / Studio Libeskind

#Jewishmuseum = 42,900+ postagens

#jewishmseumberlin = 4590+ postagens

via Instagram

Um dos detalhes mais descontraídos do premiado museu, caminhar sobre as grossas chapas de ferro cria ecos quando seus pés batem no chão. Sem surpresa, o piso dos rostos é a foto mais icônica do prédio no Instagram.

La Muralla Roja / Ricardo Bofill

#lamurallaroja = 7260+ postagens

If this doesn't give you wanderlust, what will? ✈️ #britstagram #bcweekender #regram via @gregori_civera

A post shared by Brit + Co (@britandco) on

A superfície rosa e azul se traduz em milhares de lindas fotografias minimalistas

via Instagram

Serpentine Pavillion, todos os anos (2017: Francis Kéré)

#serpentinepavillion = 4100+ postagens

"In Burkina Faso, the tree is a place where people gather together, where everyday activities play out under the shade of its branches. My design for the Serpentine Pavilion has a great over-hanging roof canopy made of steel and a transparent skin covering the structure, which allows sunlight to enter the space while also protecting it from the rain. Wooden shading elements line the underside of the roof to create a dynamic shadow effect on the interior spaces. This combination of features promotes a sense of freedom and community; like the shade of the tree branches, the Pavilion becomes a place where people can gather and share their daily experiences." Francis Kéré. The Serpentine Pavilion 2017 designed by Francis Kéré opens on 23 June. #FrancisKéré #SerpentinePavilion

A post shared by Serpentine Galleries (@serpentineuk) on

Embora o pavilhão exista, a cada ano, apenas por tempo limitado, os devotos amantes da arquitetura fazem o registro e o compartilham através de fotos.

via Instagram

Muitas das fotografias georreferenciadas são idênticas, tiradas do mesmo ponto, no mesmo ângulo, às vezes até durante a mesma hora do dia. O Instagram tem o poder de criar tendências rapidamente - então, se uma determinada foto se tornar popular e atrair você, pode ter certeza de que outros também irão seguir. Aqui estão algumas outras tendências que buscamos em algumas das fotos mais bem-sucedidas:

Identidade de um lugar: há uma razão pela qual os edifícios que mais aparecem no Instagram também são destinos turísticos. A Torre Eiffel, o Big Ben, as Pirâmides de Gizé ... as suas postagens estão em milhões (a Torre Eiffel foi a estrutura única mais marcada de 2016, com 3,7 milhões + de postagens, e somente aquelas com as tags). Embora tenhamos tentado manter as imagens mais especificamente arquitetônicas, não há como negar o poder que um edifício tem quando associado a identidade de uma cidade ou país. Mesmo antes do Instagram, você poderia apostar que haveria os mesmos tantos momentos onde cada viajante pararia para tirar a clássica foto de turista. Através do aplicativo, as imagens foram transferidas e multiplicadas - como uma grande lista de destinos das agencias de viagem.

Composição limpa: como menciona #donotsettle, uma composição carregada de árvores ou postes não ajuda em nada na foto que você deseja, sem distração. Isso evita que o quadro seja preenchido com elementos desordenados e permite que o espectador se concentre no que você deseja mostrar: um detalhe, uma curva de um edifício, uma fachada. Embora as fotografias carregadas de informação nem sempre sejam impopulares (pense em Times Square ou Shibuya Crossing em Tóquio), muitas fotos de arquitetura populares do Instagram se revelam em uma composição mínima e sem ruídos.

Simetria: A beleza da simetria é atemporal na arquitetura - o diretor Wes Anderson gosta tanto disso que reserva um lugar especial para ela em muitos de seus filmes. Uma foto simétrica possui grande poder fotogênico e uma tendência a ser repetida novamente por diferentes usuários.

Cor + Materialidade: Essas paredes coloridas em La Muralla Roja? A madeira azul no Serpentine Pavillion de Kéré? O metal escurecido dos rostos no Museu Judaico? Capturando uma cor ou textura singular, usamos a pequena tela do telefone para evidenciá-las e documentá-las. As fotos de detalhes mais populares geralmente são representadas de maneira ortogonal, horizontal ou vertical.

Informação via #donotsettle e Instagram

The World's Most Instagrammed Cities and Architecture of 2016

In 2016, Instagram grew from popular picture viewing app to essential social media tool with over 300 million active users and 95 million photos and videos per day. A digital journal of sorts, the platform is now the best way to let your friends and followers know where you are, what you're doing or what inspires you.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sabrina Syed. "Mimetismo: ver a arquitetura através das lentes do Instagram" [Mimicry: Seeing Architecture Through Instagram’s Lens] 13 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877433/mimetismo-ver-a-arquitetura-atraves-das-lentes-do-instagram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.