O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Tailândia
  5. EKAR
  6. 2016
  7. Casa Flat Scape / EKAR

Casa Flat Scape / EKAR

Casa Flat Scape / EKAR
Casa Flat Scape / EKAR, © Chalermwat Wongchompoo
© Chalermwat Wongchompoo

© Chalermwat Wongchompoo © Chalermwat Wongchompoo © Chalermwat Wongchompoo © Chalermwat Wongchompoo + 22

© Chalermwat Wongchompoo
© Chalermwat Wongchompoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após viver em sua própria fábrica de alumínio numa área congestionada de Surat Thani, o cliente buscou um lugar espaçoso e rodeado de natureza para sua casa de férias. O resultado foi um terreno de 167 metros de largura e 75 metros de comprimento, rodeado de belas palmeiras Palmyra, no meandro do maior rio do Sul da Tailândia, o rio Tapi. Esse foi o início do projeto Baan Nai Bang.

Percepção da planície e do rio

Devido à sua orientação voltada para o oeste, o meandro do Rio Tapi dá ao terreno uma ampla vista panorâmica de 165 metros de largura do rio, os arquitetos enalteceram a singularidade do entorno em uma casa térrea para férias. Para o master plan, o Baan Nai Bang foi posicionado paralelo ao fluxo do Rio, enquanto que a arquitetura paisagística foi projetada para ser extremamente plana à linha horizontal. Ambos foram desenhados para criar uma sensação extensa do espaço e a consistência entre o rio, a terra e a casa, para trazer a atmosfera do entorno para dentro da casa. 

Diagrama
Diagrama

Além disto, o paisagismo foi desenhado como uma estratificação em camadas, mas ainda baseado na linha horizontal para dividir diferentes áreas, desde a primeira - de terra - até a última - o rio. Estas diferentes camadas foram definidas por materiais e espécies vegetais particulares, sem limites verticais como paredes ou cercas. Do mesmo modo, a planta da casa é aberta, com todos os serviços na parte posterior da casa, criando um interior espaçoso na porção frontal da casa e aumentando a conexão com o rio. 

No entanto, os arquitetos se preocuparam com o contexto local. Uma vez que os barcos são o principal meio de transporte de pessoas na Tailândia, especialmente àqueles que vivem ao longo dos rios, significa que as muitas pessoas podem percorrer o rio de barco e olhar através da casa. Em consequência disto, a criação da privacidade para a casa se converteu em uma das prioridades.

© Chalermwat Wongchompoo
© Chalermwat Wongchompoo

Ao invés de colocar uma grande cerca em toda a extensão do terreno, o que bloquearia a vista panorâmica, os arquitetos projetaram enormes painéis deslizantes tipo grelha, feitos de madeira reaproveitada. Isso permite que o cliente possa controlar o nível de abertura quando necessita de mais privacidade, ou bloquear o sol direto na orientação oeste.

© Chalermwat Wongchompoo
© Chalermwat Wongchompoo

© Chalermwat Wongchompoo
© Chalermwat Wongchompoo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Flat Scape / EKAR" [Flat Scape House / EKAR] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877214/casa-flat-scape-ekar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.