Residência Allen Key / Architect Prineas

Residência Allen Key / Architect Prineas

Residência Allen Key / Architect Prineas - Mais Imagens+ 27

Sidney, Austrália
  • Arquitetos: Architect Prineas; Architect Prineas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chris Warnes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AWS, Better Tiles, ROGER SELLER
© Chris Warnes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto implicou na restauração posterior ao bangalô californiano de 1930, localizado na frondosa costa norte de Sidney. 

© Chris Warnes

O requerimento se centrou em uma reconfiguração da residência existente a fim de enfatizar a importância da cozinha como eixo principal do projeto. O pouco acesso a luz e ventilação comprometia a estrutura existente da casa e foi um desafio central ao redor do qual se desenvolveu o desenho. 

© Chris Warnes

Para manter o bangalô existente e suas características originais, a adição conecta-se a um elemento esmaltado. Essa relação cria dois pátios internos que trazem luz e ventilação adicionais ao banheiro e estúdio. Desafiado por um orçamento extremamente limitado, o desenho centrou-se em torno de uma estrutura na forma de cobertura que seguia as linhas do teto existente, garantindo uma construção simples. As intervenções e manipulações da forma da cobertura são exploradas como um meio de introduzir luz adicional à nova estrutura.

© Chris Warnes

O tamanho e a escala das áreas de estar/jantar são incrementados para maximizar espaços funcionais e cômodos. Estes novos espaços conectam a casa com seu jardim e frondosos entornos. A carpintaria foi desenhada com um sistema de armazenamento plano que se integra perfeitamente ao novo anexo. As janelas altas  de grande tamanho criam um plano de cobertura completo e elevado dentro do espaço de planta aberta. As janelas desenham as vistas das copas das árvores na cozinha e áreas de estar, criando uma forte conexão entre o interior da residência e seus arredores frondosos. 

Planta
Planta

Os materiais foram mantidos simples e diretos. Janelas de alumínio negro emolduram vistas do jardim e as paredes brancas são compensadas com detalhes em negro. A laje estrutural foi levemente polida, de acordo com a economia do desenho, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência térmica dos novos espaços interiores. Uma generosa coberta de madeira ao ar livre cria a extensão dos espaços internos. A estética geral é suavizada pelos móveis de madeira clássicos.

© Chris Warnes

A residência Allen Key, convertida em um caso de estudo para o desenvolvimento de um desenho modular, é reproduzível e tem a flexibilidade para adaptar-se ao habitante e ao terreno. Dentro deste estudo, Prineas explorou opções de um e dois níveis feitos com uma série de módulos. Estes módulos se baseiam em um sistema de grelha que incorpora as formas da cobertura de dupla altura que são volumosas, aeradas, cheias de luz. Este sistema de módulos permite a reconfiguração simples de pátios, claraboias e escadas para se relacionar com o contexto individual e faz com que a casa seja fácil e econômica de construir (em uma só etapa ou em várias). O desenho faz jus ao uso monolítico de materiais. Poderiam, ainda, ser oferecidas opções para permitir a diversidade e os diferentes gostos e orçamentos. 

© Chris Warnes

Descrição do produto: Uma laje estrutural de concreto polido foi selada e finalizada com poliuretano brilhoso mate como um acabamento econômico do piso que proporciona a casa uma massa térmica adicional. 

© Chris Warnes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Allen Key / Architect Prineas" [Allen Key House / Architect Prineas] 12 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877151/residencia-allen-key-architect-prineas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.