O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Arquitetando em Búzios - volumetria e telhado de cerâmica marcam estilo local que atravessa gerações

Arquitetando em Búzios - volumetria e telhado de cerâmica marcam estilo local que atravessa gerações

  • 18:00 - 3 Agosto, 2017
Arquitetando em Búzios - volumetria e telhado de cerâmica marcam estilo local que atravessa gerações
Arquitetando em Búzios - volumetria e telhado de cerâmica marcam estilo local que atravessa gerações, Exposição Arquitetando em Búzios, reúne 25 expoentes da arquitetura local, no Espaço Zanine
Exposição Arquitetando em Búzios, reúne 25 expoentes da arquitetura local, no Espaço Zanine

Um breve sobrevoo pela península da Armação dos Búzios revela, além das belezas naturais, a sua principal caraterística arquitetônica – uma cidade baixa. Isso se deve à volumetria das edificações em dois gabaritos e seus clássicos telhados em cerâmica.

Todas as construções devem respeitar o limite máximo de dois pavimentos, sendo a taxa de ocupação da sobreposição (segundo pavimento) parcial, evitando os chamados "caixotes". Além de horizontalizar da cidade, o charme se intensifica com a preservação das coberturas em telha cerâmica, remanescentes da então colônia dos pescadores, que conservam o "estilo Búzios", proporcionando maior harmonia no balneário.

O estilo colonial do telhado defendido com afinco, inicialmente, pelo arquiteto Octavio Raja Gabaglia, foi logo incorporado também por Arthur Carlos Costa, Chico Sales, Paulo Guilherme e Ricardo Guterres, entre outros. Ganhou corpo ao ser adotado pela geração seguinte de Alejandra Garzuze, Alice Passeri, Antonio Amaral, Roberto Aracri, Sandra Gnattali, que bateram o martelo e passaram essa expertise para a geração muito atuante hoje de Ana Luiza Gnattali, Andrea Bungarten; Daniel Lobato Costa, Gisele Ribeiro, Guido Campanate, Paula Medina, Pedro Campolina, Sylvia Schlemm... Essa bandeira defendida por Zanine, que emociona a cidade, será adotada pela nova “fornada" de jovens arquitetos - Isabela Amaral, Catalina Garzuze, Gabriel Acacri e João Teixeira -, filhos da cidade, que assegurarão a continuidade da boa arquitetura buziana, mantendo a forma e, possivelmente, utilizando recursos mais ecológicos. Essa geração transportará o conceito aplicado em Búzios para além das fronteiras da cidade.

Essa trajetória e outras curiosidades são apresentadas através de fotos, vídeos, ambientes, quadros, instalações, objetos de design, maquetes, técnicas construtivas.... exibidas na exposição Arquitetando em Búzios, até o dia 20 de agosto, no Espaço Zanine, que traz a essência desse total de 706 anos experiência, dos 25 expoentes da arquitetura local. Outras características marcantes do estilo de quem vem “arquitetando em búzios” são a exploração da beleza e iluminação naturais.

Lá mostramos a casa sustentável (com biodigestor) da Gisele Ribeiro, a restauração pelo arquiteto Arthur Carlos Costa, da Caza do Sino, uma central e distribuição de sal, hoje patrimônio histórico tombado; o paisagismo de Paulo Pinto, as construções de eucalipto e bambu de Antonio Amaral; arquitetura intuitiva de Guido Campanate; as sofisticadas construções residenciais de Roberto Aracri; a profunda pesquisa da Gnattali arquitetura, dedicada ao Hotel Vila da Santa, nos Ossos, que reproduz uma vila mediterrânea; o ambiente decorado pelas arquitetas Schlemm&Bungarten; a instalação de cubos e vertentes da arquitetura de Laura Vivacqua; os conceitos contemporâneos de reciclagem por Alejandra Garzuze; os elementos naturais da arquitetura contemporânea de Paula Medina; projetos de relevância de Chico Sales; os projetos de arquitetura paisagística de Campolina; os projetos residenciais e comerciais que aliam conforto à praticidade, por Daniel Lobato Costa; a implantação primorosa das casas de Octávio Raja Gabaglia, a arquitetura de interiores, móveis desenhados, espaços comerciais além de residências de Paola Acatauassú, os traços simples e marcantes de Leonardo Maffia; o conceitos de espaço, luz e natureza de Ricardo Guterres; as intervenções provocativas das pinturas de Morgana Souto Maior; as pinturas de Hernan Katz; os espaços minimalistas e otimizados, quase como arquitetura naval de Paulo Guilherme; a pousada ecológica Janelas para o Mar de Helena Oestreich e muito mais.

Escola de Artes Zanine – Ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios está localizado o último projeto de arquitetura realizado pelo artista baiano, José Zanine Caldas, mestre em madeiras. Inaugurado em julho de 2016, o espaço vem abrigando exposições permanentes de artistas buzianos e convidados, além da realização de oficinas regulares de arte.

Arquitetando em Búzios: Escola de Artes Zanine. Visitação de 22 de julho a 20 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 18h horas. Outras informações sobre a produção do evento, falar com Luciana Fajardo & Flory Menezes (22) 99874-3602. Grátis. Classificação livre. Estacionamento no local.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetando em Búzios - volumetria e telhado de cerâmica marcam estilo local que atravessa gerações" 03 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876896/arquitetando-em-buzios-volumetria-e-telhado-de-ceramica-marcam-estilo-local-que-atravessa-geracoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.