Palestra de Adriana Levisky na Greenbuilding Brasil 2017

017 – No dia 9 de agosto, das 09h30 às 11h30, a arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana e vice-presidente São Paulo da AsBEA, Adriana Levisky, irá ministrar palestra na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, durante a sessão educacional Quota Ambiental e o desafio da presença do verde na cidade, da qual participa com a arquiteta urbanista Myriam Tschiptschin, do núcleo de urbanismo sustentável do CTE - Centro de Tecnologia de Edificações.

Na ocasião, a aplicação e os impactos do novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo (Lei 16.050/14), da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS (Lei 16.402/16) e do Novo Código de Obras (Lei 16.642/17) para o desenvolvimento urbano sustentável estarão no centro do debate. O objetivo é estimular reflexão e troca de experiências sobre questões sócio-ambientais, comportamentais e econômicas fundamentais para a melhora da qualidade de vida na cidade. Com foco no setor da construção, Adriana Levisky irá abordar a importância da adoção de um olhar sistêmico e integrador, que envolve considerar aspectos a serem tratados em conjunto com a temática da ‘presença do verde’ visando, sobretudo, expandir oportunidades e implementar uma cultura sustentável mais efetiva respeitando a viabilidade técnica e financeira. “Trata-se de postura fundamental, seja por parte dos agentes públicos ou privados, tanto em relação ao arcabouço legislativo em vigor, como para a prática projetual cotidiana”, diz Levisky.

Quota Ambiental em foco
O instrumento urbanístico da Quota Ambiental integra a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS (Lei 16.402/16), e estabelece um regramento específico vinculado a uma postura construtiva sustentável. Já a Lei 16.642/17, Novo Código de Obras, estabelece regramento específico para requalificação e reformas. “Esta conquista não poderá ser perdida em hipótese alguma, significa oportunidade para a estruturação de uma cultura comportamental com viés consciente relativo aos conceitos de responsabilidade ambiental voltada à construção civil e à vida cotidiana, representando um ganho extremamente importante” explica Adriana Levisky.

Por outro lado, em análise crítica, Levisky aponta que as parametrizações da Quota Ambiental são restritas, relativas especificamente à drenagem urbana e à arborização. Com o objetivo de buscar mais efetividade, indica que o instrumento urbanístico deve passar por ajustes em sua forma e estrutura, o que inclui revisão legislativa visando considerar aspectos tais como: energia, eficiência das infraestruturas, manejo de resíduos sólidos, procedência e qualidade dos produtos utilizados em obras, procedimentos responsáveis executados durante as obras e na manutenção dos empreendimentos, sejam eles residenciais ou não residenciais, e, ainda, interface social e urbana do empreendimento, desde a implantação até a sua utilização, envolvendo seus aspectos sócio-econômicos, entre outros. “O Código de Obras avança estabelecendo critérios de requalificação, porém peca na ausência de critérios mais abrangentes de retrofit considerando todo o território urbano municipal”, complementa Levisky.

Durante a palestra, serão apresentados cases práticos abordando reforma, requalificação e retrofit. O objetivo é estimular o debate sobre a efetividade da referida legislação e a favor da renovação e desenvolvimento dos empreendimentos e dos espaços urbanos com o uso de ferramentas projetuais como: sistemas construtivos e tecnologias responsáveis, compacidade, usos mistos, mescla de oportunidades culturais, de lazer, saúde e educação em espaços compartilhados, somados à priorização do pedestre nas cidades, criação de vínculo e identidade nos espaços públicos e privados.

Sobre Adriana Levisky: é arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, sediado na cidade de São Paulo/Brasil, é vice-presidente São Paulo e coordenadora do Grupo de Trabalho de Legislação (GTL) da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - AsBEA, conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo - CMPU e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS. Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana pauta-se na elaboração de soluções e ações estratégicas relacionadas às questões urbanísticas e edilícias, à estruturação legal e estratégica de empreendimentos complexos, à elaboração de projetos urbanos e institucionais (hospitais, escolas, museus) e à viabilização de interlocuções e modelos de cooperação público-privados. Adriana Levisky é graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU USP em 1992 e mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH USP em 2000. Lecionou nas cadeiras de ‘Introdução ao Projeto’ e ‘Desenho Urbano’ entre 1996 e 2004.

Sobre Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana: é um escritório de Consultoria Estratégica, Projetos Arquitetônicos e Urbanos. A partir de uma visão que une criatividade e inovação, elabora soluções e ações específicas relacionadas às estruturações estratégicas com base nas legislações urbanística e edilícia, no desenvolvimento e aprovação de empreendimentos complexos, bem como, na elaboração de ações de vizinhança e na viabilização de interlocuções e modelos de cooperação público-privados.

O portfólio de projetos realizados por Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana retrata uma atuação focada em requalificação de espaços públicos e privados para a valorização urbana, sempre considerando os temas ambientais, sociais, culturais, tecnológicos, econômicos, no que tange especialmente as infraestruturas para a melhora da qualidade de vida nas regiões metropolitanas. O escritório desenvolveu cerca de 7 milhões de metros quadrados em projetos de arquitetura, urbanismo e consultoria estratégica. Fruto de premiação e reconhecimento internacional, trata-se de uma trajetória caracterizada pela experiência em conceber e viabilizar novos modelos de negócios que promovam a transformação e a ocupação qualificadas das áreas urbanas.

Saiba mais> www.leviskyarquitetos.com.br |www.facebook.com/leviskyarquitetos

SERVIÇO:
Sessão Educacional | Palestra de Adriana Levisky
Quota Ambiental e o desafio da presença do verde na cidade.
8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo.
Palestrantes: Adriana Levisky e Myriam Tschiptschin;
Data: dia 09 de agosto, quarta-feira;
Horário: das 09h30 às 11h30;
Local: São Paulo Expo;
Endereço: Rod. dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo – SP.
(+ informações> http://expogbcbrasil.org.br/sessoes-educacionais/)

Mais informações à imprensa – Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana:

Clarissa Turra | Direção | Pitanga Comunicação
Assessoria de imprensa e comunicação
(11) 3796. 8139 ou (11) 9.9899.6318
clarissaturra@pitanganews.com
*Skype: clarissa.turra

Yumi Miyake | Atendimento | Pitanga Comunicação
Assessoria de imprensa e comunicação
(11) 9.9103.0965
pitanganews2@gmail.com
*Skype: yumi.miyake

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra de Adriana Levisky na Greenbuilding Brasil 2017" 26 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876554/palestra-de-adriana-levisky-na-greenbuilding-brasil-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.