Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Intersticial Arquitectura
  6. 2016
  7. Casa Zirahuén / Intersticial Arquitectura

Casa Zirahuén / Intersticial Arquitectura

Casa Zirahuén / Intersticial Arquitectura
Casa Zirahuén / Intersticial Arquitectura, © Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

© Marcos Betanzos © Marcos Betanzos © Marcos Betanzos © Marcos Betanzos + 36

  • Arquitetos

  • Locallização

    Querétaro, México
  • Autores

    Ian Pablo Amores, Rodolfo Unda
  • Colaboradores

    Gildardo Olvera, Andrea Oliveros, María José Milke, Mauricio Salmón
  • Área

    350.0 m2
  • Ano

    2016
  • Fotografias

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Zirahuén é a primeira etapa de um projeto de duas casas unifamiliares que formarão um conjunto numa zona residencial da periferia queretana. Perante a monotonia em tipologias e isolamento habitacional gerados por muros colidentes de quase sete metros de altura, busca-se criar uma integração diferente ao terreno que dignifique e ofereça melhores formas de habitar em seus espaços interiores e exteriores.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

O desafio do exercício consistiu em criar um produto que faça uso de sistemas passivos, métodos construtivos do terreno e um esquema comercial sensível em um complexo contexto imobiliário. A casa funciona a partir de um eixo reitor, que distribui seu programa público no térreo e o privado no superior. O pátio central atua como lanterna que articula e ventila, é um espaço que testemunha o cotidiano da casa.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos
Planta
Planta
© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

O projeto se adapta às necessidades do usuário. Seu estudo de áreas e proporções de espaços habitáveis, assim como a modulação construtiva racional outorga espaços flexíveis e crescimento controlado (por etapas nas quais se pode equipar a casa de 2 a 4 dormitórios, sala de televisão opcional e espaços exteriores adicionais).

Isométrica
Isométrica

A materialidade aparente expõe sua honestidade construtiva, o polido nos concretos e o trabalho no tabique reflete a qualidade artesanal que oferece a mão de obra local. Suas texturas e tonalidades respondem à paleta natural da região semi-desértica de Querétaro.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Zirahuén / Intersticial Arquitectura" [Casa Zirahuén / Intersticial Arquitectura] 26 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876467/casa-zirahuen-intersticial-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.