Loja COR / BLOCO Arquitetos

Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Cadeira, PilarLoja COR  / BLOCO Arquitetos - Mesa, CadeiraLoja COR  / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 24Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Mesa, IluminaçãoLoja COR  / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 19

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Microreve, Paulo Alves, Suvinil
  • Equipe: Giovanni Cristofaro
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

A Loja COR está localizada em uma garagem no subsolo de um centro de compras em Brasília.

Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Imagem 11 de 24
© Haruo Mikami

O cliente nos solicitou o projeto para um espaço comercial que teria dois usos principais: uma loja de produtos de pintura especiais de uma marca de tintas e um lugar para exposição das peças do arquiteto e designer Paulo Alves. Além disso, o mesmo espaço deveria ser mantido suficientemente livre de obstáculos e flexível para o ser usado em eventos diversos. Como conectar usos tão distintos em um mesmo lugar?

Nos baseamos no trabalho de Paulo Alves e seu gosto pela arte concretista para iniciar o projeto. Vimos ali um elemento importante que poderia conectar as diferentes funções do espaço: o uso da cor. Segundo Theo van Doesburg em seu “Manifesto da Arte Concreta”, de 1930, o Concretismo “não é abstrato, pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície". Assim como nas intenções expressadas no “Manifesto”, nos interessava explorar a ideia da cor como algo palpável. Estudamos algumas obras dos artistas Felix Varini e George Rousse e sua proposta de construir desenhos que só existem a partir de um ponto específico de observação.

Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Mesa, Iluminação
© Haruo Mikami
Isométrica
Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Imagem 9 de 24
© Haruo Mikami

O acesso principal à loja é feito através de uma antessala escura com paredes, pisos e teto pintados na cor preta. No entanto, a partir de um ponto específico de observação seu espaço interior se apresenta como uma série de paredes brancas sobre um fundo de piso e teto igualmente brancos. O espaço que é totalmente branco à primeira vista lentamente revela “bolsões” coloridos na medida em que o visitante se movimenta pela loja. O efeito foi conseguido através do traçado de linhas de perspectiva que definem trechos de piso, teto e fundos de paredes que ficam completamente escondidos quando observados a partir de um ponto específico na entrada da loja. Tanto os fundos das paredes quanto as áreas definidas por essas linhas receberam a aplicação de diferentes cores. Sendo assim, o  uso da loja como um grande expositor colorido apenas se revela através do movimento do observador por seu espaço.  

Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 24
© Haruo Mikami
Planta
Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami

Uma vitrine secundária lateral voltada para um pequeno grupo de vagas de garagem revela o interior da loja por completo, funcionando como um grande corte esquemático do projeto.

Loja COR  / BLOCO Arquitetos - Imagem 8 de 24
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja COR / BLOCO Arquitetos" 25 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876202/loja-cor-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.