Zaha Hadid Architects divulga projeto de complexo residencial ecológico no México

Zaha Hadid Architects divulgou planos para um novo empreendimento localizado em um local exuberante ao longo da Riviera Maia no México. Conhecido como Alai, o complexo oferecerá uma experiência de vida focada na natureza, preservando uma grande parte do terreno florestado para a restauração de espécies.

Zaha Hadid Architects divulga projeto de complexo residencial ecológico no México - Mais Imagens

© www.mir.no

Desde a virada do século, a Riviera Maia tornou-se uma das regiões turísticas mais importantes da América Latina, acolhendo mais de 20 milhões de turistas no ano passado. Combinando esse crescimento, a população residencial da área quase dobrou desde o ano 2000, transformando o paraíso natural em um importante centro de negócios.

Esta popularidade criou a necessidade de um novo empreendimento para acomodar um grande número de pessoas, proporcionando uma experiência arquitetônica atraente e preservando as condições ecológicas naturais nos próximos anos. Localizado em um lote já preparado para a construção de um complexo nunca concluído, Alai planeja aderir a esses princípios, limitando seu impacto a menos de 7% da área total do terreno, criando um refúgio para que ele volte ao seu estado natural.

© GrossMax
© ZHA

Um viveiro botânico contribuirá para a restauração de espécies locais, com plantações seguindo um plano concebido em conjunto com arquitetos paisagistas Gross Max. Além do calendário de reflorestamento, uma natureza arborizada e uma reserva úmida costeira serão criadas para proteger espécies existentes, como os manguezais da lagoa. Essas reservas também se tornarão uma atração para os visitantes, tornadas acessíveis por trilhos suspensos que reduzem o impacto no solo.

Os edifícios residenciais serão conectados por uma plataforma elevada que contém amenidades para esportes e lazer, envoltos em uma fachada perfurada que permitirá que a luz natural penetre nos espaços. Ao aumentar o embasamento a nove metros acima do solo, a vida selvagem local poderá continuar atravessando o local sem impedimentos, enquanto proporcionará aos moradores vistas das copas das árvores e da costa. Quatro diferentes tipologias de apartamentos, cada uma com sua própria varanda privada, proporcionará aos residentes uma variedade de opções de vida e vistas para o Mar do Caribe ou a Lagoa Nichupté, ao mesmo tempo em que maximizam a capacidade dos ventos mais comuns para fornecerem ventilação natural para as unidades.

© www.mir.no

Os arquitetos explicam:

Ecoando as ricas texturas e a complexidade da superfície da alvenaria maia local e a tradição arquitetônica derivada da repetição e variação de um pequeno número de componentes geométricos, a diferente textura e modelagem da fachada de cada edifício dentro de Alai é gerada pela montagem de unidades de varanda e elementos de fachada em sequências variadas. Isso permite que elementos de relativamente poucos projetos diferentes criem uma fachada única para cada edifício, mas mantenham uma linguagem projetual coesa no todo. Estas unidades de fachada e varanda texturizadas fornecem sombreamento para os apartamentos.

Notícias via Zaha Hadid Architects.

  • Arquitetos

  • Localização

    Riviera Maya, Quintana Roo, México
  • ZHA Design

    Zaha Hadid e Patrik Schumacher
  • ZHA Diretor de Projeto

    Juan Ignacio Aranguren
  • ZHA Associado de Projeto

    Maurizio Meossi
  • ZHA Arquiteto Responsável

    Arya Safavi
  • ZHA Equipe de Projeto

    Annarita Papeschi, Cristina Capanna, Zetta Kotsioni, Shahd Abdelmoneim, Raquel Arauco, Agata Banaszek, Delfina Bocca, Megan Burke, Afsoon Eshaghi, Michela Falcone, Natasha Gill, Francesca Gulizia, Jinmi Lee, Kate Revyakina, Neil Ridgen, Michael Rogers, Mattia Santi, Flavia Santos, Gaganjit Singh, Nicholette Chan, Leonid Krykhtin, Seungho Yeo, Yifan Zhang
  • ZHA Associado de Projeto Conceitual

    Paulo Flores
  • ZHA Equipe de Projeto Conceitual

    Maria Tsironi, Megan Burke, Aiste Dzikaraite, Natasha Gill, Andrew Hass, Zetta Kotsioni, Igor Pantic, Sergiu-Radu Pop, Kate Revyakina, Arya Safavi, Mattia Santi, Michal Wojtkiewicz, Bogdan Zaha
  • Cliente

    Pulso Inmobiliario
  • Arquiteto local associado e arquitetos paisagistas

    GVA Arquitectura Integral
  • Paisagismo

    Gross Max
  • Consultoria Ambiental

    Q2 Consultor
  • Consultoria de Planejamento

    Hitech Caribe
  • Gerência de Projeto

    SUDOCC
  • Consultoria Estrutural

    BAC - García Jarque Ingenieros
  • Instalações

    PGI Ingenieros
  • Consultoria de Fachada

    Front Inc.
  • Consultoria de Iluminação

    Luz y Forma
  • Fotografias

    www.mir.no, GrossMax, ZHA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Riviera Maya, Quintana Roo, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Zaha Hadid Architects divulga projeto de complexo residencial ecológico no México" [Zaha Hadid Architects Reveal Ecological Residential Complex for the Mayan Riviera] 20 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876160/zaha-hadid-architects-divulga-projeto-de-complexo-residencial-ecologico-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.