Lane 189 / UNStudio

Lane 189 / UNStudio - Mais Imagens+ 17

Xangai, China
  • Arquitetos: UNStudio; UNStudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eric Jap, Hufton + Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Beghelli, JYMQ, Jojo, Opple, Osram, Plaka, e:cue
  • Consultores: Inhabit (fachada); Ag LICHT, LEOX Design (luminotécnico); TJAD (paisagismo)
  • Arquitetos Responsáveis: Ben van Berkel, Hannes Pfau
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lane 189, localizado no distrito de Putuo junto ao centro de Xangai, é projetado para proporcionar um destino de lifestyle para os jovens profissionais da cidade. Combina comércio, restaurantes e espaços de escritórios em uma organização que rearranja um shopping típico em uma cidade vertical e proporciona oportunidades de compras, passeio, comidas e encontros.

O projeto incorpora elementos da 'antiga Xangai' através da geometria, padronagem e materialização, combinando estes com uma experiência urbana contemporânea, criando um destino com uma distinta sensação das características da cidade.

Análise Micro

As qualidades existentes do entorno imediato, que incluem pequenos restaurantes e lojas, são refletidos no edifício.

© Hufton + Crow

Nos interiores, elementos da vida urbana são mesclados com comércio e distribuídos ao longo do edifício. Sua organização incentiva o visitante a passear e explorar os diferentes pavimentos do complexo, onde os espaços comerciais seguem uma planta livre e são pontuados por pequenos quiosques. 

© Hufton + Crow

Fachada Programada

A fachada é projetada para dar suporte ao conceito geral do projeto, com uma fachada programada para criar profundidade à envoltória do edifício. O uso de componentes em várias camadas permite a variedade de vistas para o entorno, enquanto proporciona transparência funcional em áreas específicas. 

© Hufton + Crow

Baseadas em um grid hexagonal, os componentes da fachada seguem a geometria articulada do edifício e conferem perspectivas em constante mudança.

Diagrama: Fachada Tensionada

Uma transição gradual de elementos grandes para pequenos regulam o nível de exposição dos interiores em relação ao exterior e enaltecem a entrada principal do edifício. A fachada portanto se torna uma camada ativa integrada que pode ser programada com janelas, pontos de vista ou varandas. 

© Hufton + Crow

Na fachada mais inferior, um grid hexagonal consiste de painéis em formato de diamante que são amarrados formando um sistema de revestimento tensionado. Aqui, a disposição dos componentes pode ser alterada em toda a fachada, de uma camada simples até três camadas, em uma profundidade que pode chegar a 40 cm. Construída a partir de diferentes materiais e iluminada por LEDs nas cores do sistema RGB, estes painéis criam efeitos visuais distintos: transparentes ou opacos, coloridos ou monocromáticos, reflexivos ou foscos. 

Diagrama: Camada Tripla

Olhos urbanos

Grandes aberturas de pé-direito duplo apresentam o programa interno ao mundo exterior. Estes olhos urbanos simultaneamente criam grandes plataformas de vitrines para os produtos, enquanto proporcionam varandas com vistas para o entorno. 

Diagrama: Olhos Urbanos do Sul

Interior

Os interiores do Lane 189 derivam seu caráter a partir de um vazio central que corta o volume a partir da base para cima e é pontuado por uma série de platôs arredondados. Quando vistos de baixo, estes se assemelham a uma estrutura orgânica em camadas, no entanto, quando se olha para baixo, os programas dos platôs são revelados.

© Hufton + Crow

Estes pequenos espaços, posicionados de maneira rotacional, criam pequenas praças íntimas e são visualmente conectados aos olhos urbanos das fachadas. 

Diagrama: Platôs programados

O vazio central organiza a circulação vertical e orientações, criando vistas em todos os pavimentos e facilitando uma visão livre de colunas do segundo nível do subsolo até a instalação de arte da cobertura.

© Hufton + Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lane 189 / UNStudio" [Lane 189 / UNStudio] 25 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875786/lane-189-unstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.