O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Shopping
  4. China
  5. UNStudio
  6. 2016
  7. Lane 189 / UNStudio

Lane 189 / UNStudio

Lane 189 / UNStudio
Lane 189 / UNStudio, © Eric Jap
© Eric Jap

© Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Xangai, China
  • Arquitetos Responsáveis

    Ben van Berkel, Hannes Pfau
  • Área

    38800.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lane 189, localizado no distrito de Putuo junto ao centro de Xangai, é projetado para proporcionar um destino de lifestyle para os jovens profissionais da cidade. Combina comércio, restaurantes e espaços de escritórios em uma organização que rearranja um shopping típico em uma cidade vertical e proporciona oportunidades de compras, passeio, comidas e encontros.

O projeto incorpora elementos da 'antiga Xangai' através da geometria, padronagem e materialização, combinando estes com uma experiência urbana contemporânea, criando um destino com uma distinta sensação das características da cidade.

Análise Micro
Análise Micro

As qualidades existentes do entorno imediato, que incluem pequenos restaurantes e lojas, são refletidos no edifício.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Nos interiores, elementos da vida urbana são mesclados com comércio e distribuídos ao longo do edifício. Sua organização incentiva o visitante a passear e explorar os diferentes pavimentos do complexo, onde os espaços comerciais seguem uma planta livre e são pontuados por pequenos quiosques. 

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Fachada Programada

A fachada é projetada para dar suporte ao conceito geral do projeto, com uma fachada programada para criar profundidade à envoltória do edifício. O uso de componentes em várias camadas permite a variedade de vistas para o entorno, enquanto proporciona transparência funcional em áreas específicas. 

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Baseadas em um grid hexagonal, os componentes da fachada seguem a geometria articulada do edifício e conferem perspectivas em constante mudança.

Diagrama: Fachada Tensionada
Diagrama: Fachada Tensionada

Uma transição gradual de elementos grandes para pequenos regulam o nível de exposição dos interiores em relação ao exterior e enaltecem a entrada principal do edifício. A fachada portanto se torna uma camada ativa integrada que pode ser programada com janelas, pontos de vista ou varandas. 

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Na fachada mais inferior, um grid hexagonal consiste de painéis em formato de diamante que são amarrados formando um sistema de revestimento tensionado. Aqui, a disposição dos componentes pode ser alterada em toda a fachada, de uma camada simples até três camadas, em uma profundidade que pode chegar a 40 cm. Construída a partir de diferentes materiais e iluminada por LEDs nas cores do sistema RGB, estes painéis criam efeitos visuais distintos: transparentes ou opacos, coloridos ou monocromáticos, reflexivos ou foscos. 

Diagrama: Camada Tripla
Diagrama: Camada Tripla

Olhos urbanos

Grandes aberturas de pé-direito duplo apresentam o programa interno ao mundo exterior. Estes olhos urbanos simultaneamente criam grandes plataformas de vitrines para os produtos, enquanto proporcionam varandas com vistas para o entorno. 

Diagrama: Olhos Urbanos do Sul
Diagrama: Olhos Urbanos do Sul

Interior

Os interiores do Lane 189 derivam seu caráter a partir de um vazio central que corta o volume a partir da base para cima e é pontuado por uma série de platôs arredondados. Quando vistos de baixo, estes se assemelham a uma estrutura orgânica em camadas, no entanto, quando se olha para baixo, os programas dos platôs são revelados.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Estes pequenos espaços, posicionados de maneira rotacional, criam pequenas praças íntimas e são visualmente conectados aos olhos urbanos das fachadas. 

Diagrama: Platôs programados
Diagrama: Platôs programados

O vazio central organiza a circulação vertical e orientações, criando vistas em todos os pavimentos e facilitando uma visão livre de colunas do segundo nível do subsolo até a instalação de arte da cobertura.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
UNStudio
Escritório
Cita: "Lane 189 / UNStudio" [Lane 189 / UNStudio] 25 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875786/lane-189-unstudio> ISSN 0719-8906