O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Noruega
  5. Jon Danielsen Aarhus MNAL
  6. 2016
  7. Residência Ustaoset / Jon Danielsen Aarhus MNAL

Residência Ustaoset / Jon Danielsen Aarhus MNAL

  • 13:00 - 19 Julho, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Ustaoset / Jon Danielsen Aarhus MNAL
Residência Ustaoset / Jon Danielsen Aarhus MNAL, © Knut Bry
© Knut Bry

© Knut Bry © Knut Bry © Knut Bry © Knut Bry + 37

© Knut Bry
© Knut Bry

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma residência situada a 1.066 metros sobre o nível do mar, a meio caminho entre Oslo e Bergen, aos pés da poderosa Hardangervidda (um dos maiores planaltos da Europa). Não existe conexão com a rodovia, por isso, os materiais para a construção foram trasladados por meio de um helicóptero. A obra foi feita manualmente para preservar a vegetação de lento crescimento que se encontra nesta altitude.

A base consiste em pilares sobre a rocha. O exterior da edificação deveria estar finalizado durante os curtos meses de verão. O resto completou-se no inverno, quando os materiais para o interior poderiam ser transportados através de uma scooter de neve.

O residência está revestida com pinos por dentro e por fora, com painéis de vidro de camada tripla que funcionam como isolantes e protegem contra o sol, permitindo a contemplação da vista ao lago Ustevann, à montanha Hallingskarvet e o glacial Hardangerjøkulen, todos no mesmo panorama. 

© Knut Bry
© Knut Bry

Com esta vista em mente, a ideia da sala principal era criar a experiência de estar exposto à mutante paisagem. Para tanto, toda a parede orientada para a vista é feita com vidro.

A cobertura inclinada procura "explorar" ainda mais esse cômodo. Isso, em combinação com o muro "aberto", faz com que a residência remeta ao gapahuk, um tipo de refúgio noruego improvisado que é utilizado quando se caminha pelas montanhas: dois pilares com um tronco horizontal na parte superior e uma camada secundária apoiadas nele, deixam a estrutura aberta lateralmente.

Planta
Planta

Sobre a cobertura mencionada existe um ático que serve como depósito. A residência tem capacidade para um total de 13 pessoas com habitações separadas, uma pequena sala de estar flexível e lofts. As vedações em policarbonato nas portas interiores deixam passar a luz. 

© Knut Bry
© Knut Bry
© Knut Bry
© Knut Bry

Uma cabana existente, de 29 metros quadrados, agora funciona como um anexo e junto com a nova cobertura cria um espaço exterior protegido. A entrada principal é posicionada na direção do vento dominante a fim de mantê-la afastada da neve que se acumulará no lado oposto do edifício, por isso as janelas estão dispostas no alto da parede. A parede de bloqueio no fundo da fachada oeste, frente a cabana, impede que as ovelhas entrem embaixo do edifício.

Os beirais são generosos para manter o gelo, durante a noite, afastado das janelas, que pode ser um problema com o vidro isolante em determinadas temperatura. Como as janelas são de vidro fixo os beirais também ocultam as aberturas para a ventilação.

© Knut Bry
© Knut Bry

Ver a galeria completa

Cita: "Residência Ustaoset / Jon Danielsen Aarhus MNAL" [Cabin Ustaoset / Jon Danielsen Aarhus MNAL] 19 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875537/residencia-ustaoset-jon-danielsen-aarhus-mnal> ISSN 0719-8906