Residência Kurumim / PM Arquitetura + Bruno Pimenta

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - JanelaResidência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Imagem 3 de 61Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Viga, CadeiraResidência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Janela, Escada, Corrimão, VigaResidência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Mais Imagens+ 56

  • Arquitetos: PM Arquitetura + Bruno Pimenta; PM Arquitetura + Bruno Pimenta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adriano Escanhuela
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lajes Imperial, Maditu, Sergio Scavacini
  • Equipe: Carolina Matsumoto
  • Construção : Fatec Engenharia Ltda
  • Engenharia : RF Engenharia e Obras
  • Paisagismo : Marcel Steiner
  • Instalações Hidráulicas E Elétricas : KML Engenharia
  • Autores: Paulo Mencarini, Bruno Pimenta
  • Cidade: Itu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Janela, Fachada
© Adriano Escanhuela

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa passada pelos clientes foi de desenvolver um projeto com o melhor custo benefício possível. Porém, não abrindo mão de uma construção com qualidade e uma arquitetura contemporânea e, ao mesmo tempo, que não destoasse das demais casas do condomínio de campo, criando um ambiente aconchegante. Os clientes são jovens e têm três filhos pequenos. Outro ponto solicitado pelos clientes, foi criar um projeto pensando sempre no convívio das crianças: ambientes amplos, com espaços generosos para as crianças poderem correr e brincar e com o maior campo de visão possível de todos os espaços sociais e externos, para que eles pudessem acompanhar os pequenos à distância. Em função destas solicitações, das restrições do condomínio e limitações do terreno com declive, desenvolvemos o projeto.

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Janela, Madeira, Fachada, Terraço
© Adriano Escanhuela
Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Viga, Fachada
© Adriano Escanhuela

Desde os primeiros Estudos pensamos numa Implantação em L, dividindo a construção em 2 módulos distintos, unindo as edificações pelas áreas sociais. Locamos o vértice deste L na extremidade máxima superior do lado direito do terreno, com isso conseguimos liberar o máximo possível de jardim no centro e lado esquerdo do terreno, onde implantamos a piscina, gramado plano e a área da sauna e vestiário de apoio da área da piscina.

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Janela, Fachada, Jardim
© Adriano Escanhuela
Planta - Térreo

Sobre as edificações optamos por fechamentos das alvenarias que não houvesse a necessidade do uso de reboco, massa e pintura, gerando assim uma economia significativa na fase da construção e eliminado a possibilidade de futuros reparos, mas, para isso, foi fundamental utilizar uma mão de obra extremamente qualificada, pois os revestimentos escolhidos necessitavam de máxima precisão na sua construção por serem os fechamentos e acabamentos externos e internos.

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Fachada, Janela
© Adriano Escanhuela
Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Fachada
© Adriano Escanhuela

Portanto, no módulo de dois pavimentos, optamos pelo fechamento de bloco de concreto estrutural aparente destinado a: duas suítes hospedes + sala do home + hall social no pavimento inferior; uma suíte máster + dois dormitórios de crianças com um banho em comum + uma suíte de apoio, no pavimento superior.

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Janela, Escada, Corrimão, Viga
© Adriano Escanhuela
Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Escada, Viga, Corrimão
© Adriano Escanhuela

Já no módulo social, com apenas um pavimento e com a cota 1m acima do modulo estrutural, optamos pela estrutura de madeira e fechamentos com tijolos de demolição da região, com cobertura de duas águas e telha cerâmica, criando assim uma conexão com as demais casas do condomínio. Para manter o ar contemporâneo, ao invés do forro convencional nesta área, optamos pelo forro de OSB e eletrodutos aparente em toda infra elétrica e iluminação.

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Bancada, Viga, Cadeira
© Adriano Escanhuela
Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Viga, Cadeira
© Adriano Escanhuela

O módulo social contempla: sala de estar, mesa jantar, cozinha, apoio serviço, banho serviço e dormitório de serviço. A área da churrasqueira externa está praticamente integrada com a bancada da cozinha, separada apenas por grandes caixilhos de correr com estrutura de madeira e vidro. Esta área externa contempla uma generosa mesa retangular ao lado de uma jabuticabeira linda onde implantamos o espaço do “redário” para poderem descansar após as refeições. Em frente à esta zona se localiza a piscina com borda infinita e ao lado da “caixa de madeira” onde se localiza a sauna e vestiário. Para que esta caixa de madeira interferisse o mínimo possível no ambiente, enterramos o máximo possível no terreno, criando um volume mais suave e harmônico no terreno e que nos possibilitou o uso de sua cobertura para a contemplação noturna, criando o espaço da lareira externa, desenvolvida por nós. Pelo que sabemos eles adoram este ambiente, onde passam as noites de inverno com as crianças, contando histórias e observando as estrelas.

Residência Kurumim   / PM Arquitetura + Bruno Pimenta - Janela
© Adriano Escanhuela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Residencial Kurumin – Rua Árabe – Lote 8 – Quadra 0 – Itu – São Paulo - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Kurumim / PM Arquitetura + Bruno Pimenta" 03 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874832/residencia-kurumim-pm-arquitetura-plus-bruno-pimenta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.