Residência A.G. / duearchitetti

Residência A.G. / duearchitetti

Residência A.G. / duearchitetti - Mais Imagens+ 12

Varese, Itália
  • Arquitetos: duearchitetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simone Bossi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Davide Groppi, Foil, Mafi, Milo
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência faz parte de uma edificação do final do século XVIII. A estrutura original deve ser capaz de melhorar a qualidade do contexto ambiental, estabelecendo um diálogo contínuo entre o ambiente e a construção. Anteriormente, a residência era propriedade de uma família rica de Milão e sofreu recentemente uma restauração completa sendo dividida em apartamentos. A interpretação e a análise das características de construção dos apartamentos, desenvolvidos no piso térreo e no nível semi-escavado, têm sido essenciais para mostrar a identidade das soluções do projeto proposto. O pavimento principal tem uma forma que remete à uma praça, apesar de ser irregular. A presença de uma bela manjedoura em pedra nos lembra seu destino original. As paredes espessas dividem aleatoriamente o espaço, tetos abobadados transversais são flanqueados por revestimentos de madeira. O espaço apresenta uma dupla relação entre interior e exterior. As aberturas retangulares estão em frente ao pátio, possibilitando a entrada de luz durante a tarde.

© Simone Bossi

Uma seqüência de cinco janelas em arco caracteriza a fachada nordeste. A visão continua por todo o caminho até a cidade de Varese. A luz, incidente nas primeiras horas da manhã, se esvanece durante o dia. O desejo de melhorar a construção existente fez com que nos aproximássemos do projeto. A aparente espontaneidade do espaço tem a nossa orientação enfatizando a estrutura original do edifício, seus materiais e sua irregularidade. A subdivisão do espaço interno, necessária para satisfazer as necessidades do novo programa, é feita por intervenções específicas com materiais selecionados. O vidro é usado para delimitar as zonas de banheiro. A madeira é utilizada para o recipiente contendo volumes para separar a entrada e proteger a área de descanso. A parede permanece livre de interferências enquanto as portas de articulação verticais fecham as passagens existentes entre os vários espaços.

© Simone Bossi

O piso de concreto é alternado com pisos de madeira enfatizando a diferença original dos níveis.

A escolha de integrar os elementos contendo as paredes nos permitiu melhorar o espaço vazio e sua variabilidade de luz e sombras durante todo o dia.

© Simone Bossi

As paredes de vidro trazem uma luz difusa nos banheiros, melhorando a escolha concisa de móveis, se tornando lanternas durante a noite.

© Simone Bossi

Descrição do Produto. Tentamos, principalmente, manter o material original do edifício. Estamos falando da parede coberta de gesso e pintada de cinza claro. O piso é feito de carvalho escuro e concreto, o mesmo material usado para o armário da entrada.

© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência A.G. / duearchitetti" [Casa A.G. / duearchitetti] 04 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874696/residencia-ag-duearchitetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.