Clássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones

Escondida no meio das florestas que cercam as Montanhas Ozark no estado americano de Arkansas, a capela Thorncrown descansa entre os carvalhos, os pinheiros e plátanos. A capela humilde, projetada por Euine Fay Jones, tem menos de 35 anos - ainda assim, figura no registro de edifícios histórico dos Estados Unidos, tendo sido nomeada um dos dez maiores edifícios do século XX, pela Associação de Arqutetos Americanos, e até chamada de melhor edifício americano desde 1980.

Clássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones - Mais Imagens+ 15

© Randall Connaughton

No final da década de 1970, o professor aposentado Jim Reed comprou a propriedade onde a capela Thorncrown seria implantada- originalmente como um espaço para seu refúgio de aposentadoria. Mas, depois de ver turistas parando ao longo da estrada para ver a beleza da área, sua visão mudou. Ele imaginou-a como um templo ecumênico, sem uma religião definida, um lugar espiritual - que Jones mais tarde descreveria como um "lugar para pensar seus melhores pensamentos". Talvez a sua simplicidade seja o que atraia mais de 2000 visitantes diários - é a arquitetura que todos, e não apenas arquitetos, conseguem entender e apreciar.

© Randall Connaughton

A extraordinária estrutura de vidro e madeira foi sonhada por E Fay Jones enquanto ele trabalhava em Little Rock e trabalhava como decano na Escola de Arquitetura da Universidade de Arkansas em 1978.

© Randall Connaughton

Com mais de 425 janelas de vidro e uma estrutura de colunas e treliças repetitivas, a capela vertical é como uma "floresta dentro de uma floresta", atingindo 14,6 metros de altura, 18,2 metros de comprimento e apenas 7,3 metros de largura. Uma claraboia central permite que porções generosas de luz se espalhem para o espaço interior. Luminárias personalizadas instaladas em cada um dos pilares são refletidas pelo vidro durante a noite, como se estivessem acesas em algum lugar da floresta.

© Randall Connaughton

Para Jones, o processo de construção era tão importante quanto o objeto final. Sua prática era única na medida em que ele empregava não só jovens arquitetos, mas artesãos, como pedreiros e carpinteiros, cuja influência é evidente na Capela. Cada treliça foi feita com pinheiros locais - "não maiores do que o que dois homens podiam transportar através da floresta". Peças de 5x10 cm, 5x15 cm e 5x30 cm foram montadas no local e posteriormente erguidas, deixando um impacto mínimo no terreno. Na verdade, o único aço visível no projeto são os padrões em forma de diamante centrados em cada uma das treliças.

© Randall Connaughton

Nascido na pequena cidade de Pine Bluff, Arkansas, em 1921, Jones nunca teve o desejo de tornar-se tão famoso quanto seu amigo íntimo e influente Frank Lloyd Wright. Na verdade, talvez as palavras na entrada da Capela Thorncrown encapsulem melhor E Fay Jones e seu modo humilde de fazer arquitetura: Por favor, entre e sente-se por algum tempo, apenas como você é.

Referências

"AIArchitect, December 19, 2005 - Thorncrown Chapel Wins AIA 2006 Twenty-five Year Award." AIA.org. Web. 29 de Julho de 2014.

"The Architecture of Thorncrown Chapel." Thorncrown Chapel. Web. 01 de Agosto de 2014.

"Fay Jones Collection, University of Arkansas Libraries." Fay Jones Collection, University of Arkansas Libraries. Web. 29 de Julho de 2014.

"Special Collections." Manuscript Collection 1373 | University of Arkansas Libraries. Web. 29 de Julho de 2014.

  • Arquitetos: E. Fay Jones; E. Fay Jones
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  133
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1980
  • Fotógrafo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Galloway, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Capela Thorncrown / E. Fay Jones" [AD Classics: Thorncrown Chapel / E. Fay Jones] 28 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874676/classicos-da-arquitetura-capela-thorncrown-e-fay-jones> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.