Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld

Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 2 de 22Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 3 de 22Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 4 de 22Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 5 de 22Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Mais Imagens+ 17

Villa Alemana, Chile
  • Arquitetos: Orfali & Ehrenfeld
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aceros AZA, Bío Bío, Cintac®, Dap Ducasse, GE Lighting, Gamma color, Grau, Instapanel, Kitchen Center, Masisa, Volcan, Área Design
  • Autores: Felipe Ehrenfeld, Ignacio Orfali
  • Gardens: Somos Semilla Ltda.
  • Builder: CRL
  • Cidade: Villa Alemana
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 6 de 22
Courtesy of Orfali & Ehrenfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. O exercício consistiu na modificação e extensão de uma casa construída nos anos 60. Localizada em uma topografia plana de 289 m², a casa de um nível e 74m2 construídos, dispunha de dois dormitórios, uma pequena sala de estudo, banheiro, cozinha fechada e sala de jantar.

Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 3 de 22
Courtesy of Orfali & Ehrenfeld

Os proprietários, um jovem casal com filhos pequenos, pediram que a operação contemplasse principalmente três coisas: flexibilidade programática, que funcionaria tanto para a vida de brincadeiras infantis como para encontros com familiares e amigos; que a casa se banhasse de luz natural e que os espaços permitissem uma supervisão sobre as crianças.

Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 16 de 22
Planta - Térreo

Com um orçamento limitado, a ampliação (de 16m²), contemplava basicamente a construção da suíte do casal. Pensamos numa materialidade que dispensasse os revestimentos, assim, optamos por novas paredes estruturais, de tijolo reforçado por uma estrutura de aço, de confecção simples e rápida. Isso também foi feito com o chão, onde foi aplicada uma tinta de alto tráfego.

Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 8 de 22
Courtesy of Orfali & Ehrenfeld

A principal ação se centrou em desenhar uma nova relação entre a casa e seu quintal. Para isso, o programa foi ordenado de modo que permitisse gerar um diálogo entre interior e exterior. Outros importantes passos para atingir este objetivo foi a criação de aberturas que mantém a permeabilidade entre ambos os espaços, além um ambiente que funciona como uma varanda, que é aberto ao exterior, mas protegido do sol.

Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 11 de 22
Courtesy of Orfali & Ehrenfeld
Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 20 de 22
Fachada

Com isso, geramos espaços interiores iluminados, com uma sala de estar que se tornou o centro das atividades sociais da casa, enquanto o pátio, que só pode ser acessado através da casa, suporta no exterior a vocação dos recintos com os quais se conecta.

Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld - Imagem 15 de 22
Courtesy of Orfali & Ehrenfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa N062 / Orfali & Ehrenfeld" [N062 House / Orfali & Ehrenfeld] 16 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873799/casa-n062-orfali-and-ehrenfeld> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.