O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ateliê
  4. Brasil
  5. NPC Grupo Arquitetura
  6. 2015
  7. Brasilit Saint-Gobain Seropédica / NPC Grupo Arquitetura

Brasilit Saint-Gobain Seropédica / NPC Grupo Arquitetura

  • 05:00 - 11 Junho, 2017
Brasilit Saint-Gobain Seropédica / NPC Grupo Arquitetura
Brasilit Saint-Gobain Seropédica  / NPC Grupo Arquitetura, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 37

  • Autores

    Claudia Nucci, Valério Pietraroia
  • Equipe

    Cesar Sakon, Juliana Nascimento, Flavia Cavallari, Gabriel Pietraroia, Rafael Montezi
  • Calculista Estrutura Metálica

    Luiz Vinicius Morelli
  • Coordenação Brasilit Saint-Gobain

    Alexandre Vasconcelos Rodrigues (Gerente de Projetos), Rodrigo Luís Campanha (Gerente de Projetos Adjunto)
  • Execução da Obra

    Cegil Construtora
  • Mais informações Menos informações
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se caracteriza pela exploração das possibilidades arquitetônicas do sistema construtivo em steel-framing aparente em edifícios de grande porte e pelo uso intensivo das condições naturais do sítio, localizado no polo industrial criado em função da construção do anel rodoviário metropolitano do rio de janeiro. Além disso, houve a recomposição paisagística que criou uma área de preservação e outra de reflorestamento, um lugar de convivência dos funcionários.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A edificação principal é configurada pelo conjunto de sheds longitudinais, definido pelo processo de produção, com gabarito alternado de maneira a oferecer ampla ventilação e iluminação naturais. Tal situação, além de representar redução no consumo energético, vem de encontro às necessidades da fábrica, especializado na produção de telhas e de chapas planas em fibro-cimento, material fundamental do sistema construtivo empregado. Por esta condição primordial, a arquitetura proposta é uma auto referência às funções desempenhadas pelo conjunto edificado.

A arquitetura assume, dessa forma, a condição de protagonista em relação ao conhecimento e a evolução do sistema construtivo, não se limitando apenas ao papel de fechamento, pelo contrário, é a própria materialização da expressão estética edificada. Dessa forma, cumpre o papel de comunicar, demonstrar e, principalmente desenvolver soluções e inovações de uso, baseadas no potencial dos materiais produzidos.    

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Assim, estrutura metálica e fechamento estão claramente marcados em todas suas as fachadas, e ainda valorizados pelo fechamento em vidro, que destaca a transição, permitindo recuperar o módulo construtivo.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O sistema de sheds longitudinais é constituído por diversos “prismas”, cada um desempenhando uma função específica do processo produtivo. O shed central, mais alto, possui fechamento em venezianas translúcidas, permitindo o cruzamento da ventilação e da iluminação naturais, mecanismo favorável ao desempenho do processo.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O prisma da fachada sul, pela orientação favorável, permite a captação do ar fresco ao longo de toda sua extensão, é o resultado do jogo gráfico entre a estrutura, os módulos das placas, as venezianas produzidas com a própria chapa, o vidro e a base em concreto. 

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Situação oposta ocorre na área de secagem do produto, próximo ao prisma da fachada norte, totalmente fechada, sendo mantida apenas a linha superior em venezianas translúcidas, que dão vazão ao ar quente.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

As duas fachadas transversais, frontal e posterior, são o resultado da dinâmica propiciada pela solução descrita acima, ou seja, apresentam a composição volumétrica entre os prismas, complementadas pelos detalhes de abertura dos acessos, sempre resolvidos com o mesmo sistema construtivo. 

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Brasilit Saint-Gobain Seropédica / NPC Grupo Arquitetura" 11 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872472/brasilit-saint-gobain-seropedica-npc-grupo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.